AMD pode pular o 20 nm e usar 14 nm FinFET nas próximas GPUs [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: AMD pode pular o 20 nm e usar 14 nm FinFET nas próximas GPUs [rumor]

Há alguns meses, uma notícia envolvendo a AMD deixou claro que a empresa não está de brincadeira no mercado de chips gráficos. Depois de tornar público a parceria com uma empresa de consultoria para modernizar seus processos, a companhia também anunciou que pretendia investir nas tecnologias de fabricação de processadores utilizando as técnicas de 16 nm, 14 nm e 10 nm.

Semanas depois, a informações de que a chegada da litografia de 20 nm havia atrasado, pode ter feito alguns pensarem que a AMD tinha sentido o baque da concorrência com os dispositivos móveis. Entretanto, rumores sugerem que a empresa, na verdade, está planejando dar esse passo “mais largo” e realmente pular o processo de fabricação baseado em 20 nm.

Segundo o site TechPowerUp, a fabricante de chips gráficos vai partir direto para o uso da técnica de 14 nm FinFET nas próximas GPUs – batizadas de “Arctic Islands”. Atualmente, Intel e Samsung já utilizam essa tecnologia na fabricação de alguns componentes, o que torna esse rumor um pouco mais plausível. Ainda é difícil predizer quais serão os reflexos dessa ação no mercado, mas é certo que a concorrência deve estar de olho nesses movimentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.