Limitação de produção atrasará GPUs de 20 nm da AMD

1 min de leitura
Imagem de: Limitação de produção atrasará GPUs de 20 nm da AMD
Imagem: Reprodução/Softpedia
Avatar do autor

Parece que o constante crescimento do segmento de dispositivos móveis (principalmente smartphones) está complicado a fabricação de processadores para outros mercados.

Depois de informações sobre possíveis atrasos na produção de chips para a Qualcomm e a Apple, agora recebemos a notícia de que a AMD e a NVIDIA podem ter seus cronogramas alterados por conta das limitações nas fábricas.

Até alguns dias, tudo o que sabíamos era que a AMD lançaria sua linha de GPUs com litografia de 20 nm ainda em fevereiro ou março. Com a complicação nas linhas de produção, as fontes do site WCCF Tech afirmam que a dona da marca Radeon vai empurrar o lançamento dessas unidades para abril ou maio.

Vale comentar, entretanto, que existe a chance de que a AMD faça dois movimentos antes de lançar as novas GPUs. Primeiro, é possível que a companhia apresente placas intermediárias, ou até mesmo modelos com oveclock, com tecnologia de 28 nm. Segundo, o anúncio dos novos componentes de 20 nm pode vir antes de abril, já que a empresa pode comentar a respeito e fazer demonstrações antes de ter o lote completo para lançamento mundial.

E a NVIDIA?

A notícia que tínhamos anteriormente era de que a NVIDIA iria pular a casa dos 20 nm e aderir diretamente ao processo de 16 nm. Entretanto, tudo indica que seus chips também sofrerão atrasos, o que significa que só veremos processadores gráficos com tal litografia em 2016.

Conforme o site WCCF Tech, a empresa deve apresentar os chips de 16 nm no fim deste ano, mas por conta das limitações de produções das fábricas, é praticamente certo que a companhia não terá como encomendar GPUs da próxima geração em larga escala.

O que acontecerá, então? Bom, tudo indica que a companhia terá que lançar seus chips (a série GM200) com nanotecnologia de 20 nm. A nova linha de processadores GeForce já deve estar em produção há algum tempo, portanto a NVIDIA deve estar esquematizando o anúncio e lançamento para algum momento em 2015.

Por ora, é bom ter cautela com tais informações, já que nenhuma das fabricantes se pronunciou oficialmente e pode ser que algumas informações não passem de boatos. Você já tem sua favorita para o próximo ano ou vai aguardar os anúncios para decidir qual tem as melhores placas? Estamos ansiosos para ver as novidades!

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Limitação de produção atrasará GPUs de 20 nm da AMD