Radeon R9 295X2: a nova dual chip da AMD quer dificultar a vida da Titan Z

3 min de leitura
Imagem de: Radeon R9 295X2: a nova dual chip da AMD quer dificultar a vida da Titan Z

A AMD convidou diversos jornalistas, incluindo os do Tecmundo, para visitar a sua sede que fica em Austin, no Texas.

O evento serviu para apresentar alguns dos produtos que a empresa pretende lançar ainda em 2014.

Uma das maiores novidades certamente ficou por conta do projeto Hydra, a nova placa de vídeo da AMD: trata-se da tão aguardada Radeon R9 295X2, um verdadeiro monstro, tanto em tamanho quanto em desempenho bruto.

Especificações Técnicas

A nova Radeon traz duas GPUs em paralelo. Isso resulta em uma configuração de fazer inveja a qualquer um. E não é só em tamanho que essa placa impressiona, pois os números também chamam a atenção: são 12,4 bilhões de transistores e 5.632 stream processors, além de 352 unidades de textura. Tudo isso resulta em um poder computacional de 11,5 TFLOPS — 3,5 TFLOPS a mais que a recém-anunciada GeForce GTX Titan Z.

A placa deve contar com 8 GB de memória GDDR5 divididos em duas controladoras de 512-bit, cada uma rodando a 5 Gbps — isso resulta em uma banda de até 640 GB/s. Já as duas GPUs rodam a uma velocidade de até 1.018 MHz cada.

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Para dar conta de todo esse poder, é preciso fornecer muita energia elétrica: esse monstro de desempenho consome 500 W fornecidos através de dois conectores PCIe de 8 pinos cada.

Watercooler

É claro que isso também gera muito calor, mas a AMD pensou em tudo. A empresa criou um modelo de referência que utiliza um sistema de refrigeração híbrido: enquanto as duas GPUs são refrigeradas por um watercooler lacrado Asetek, os demais componentes — RAM e reguladores — são resfriados por um cooler tradicional posicionado no centro da placa.

Contrariando os modelos de referência tradicionais construídos pela AMD que geralmente são bastante simples, essa placa de vídeo traz um acabamento incrível: é impossível não se impressionar com o visual dela.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A parte da frente é construída em metal, sendo que as laterais são prateadas e o centro é preto. O cooler é posicionado bem no centro e acende quando a placa está ligada; algo que também acontece com o letreiro “Radeon” posicionado na lateral do modelo.

Para completar, a parte de trás da placa é protegida por uma backplate que tem duas funções: auxiliar na refrigeração e também proteger os componentes.

Modelo exclusivo para alto desempenho

Segundo a AMD, a Radeon R9 295X2 foi desenvolvida como um modelo exclusivo, e isso inclui o design e a construção da placa. Isso significa que você poderá encontrar modelos construídos por outros montadores — como ASUS ou Saphire, por exemplo —, mas todas elas deverão ter o mesmo visual e a mesma construção.

A empresa também garantiu que, apesar desse modelo possuir duas GPUs R9 290X em paralelo, ela supera sistemas que trabalham com duas GPUs em modo Crossfire, algo inédito até então.

Isso foi possível, em parte, por causa dos componentes de alta qualidade e também do sistema de refrigeração líquido. Um dos maiores problemas da R9 290X é a temperatura: quando a placa atinge um limite térmico, ela precisa diminuir o clock para não superaquecer. Isso acaba, invariavelmente, diminuindo o desempenho do sistema.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Como a temperatura se mantém mais baixa e relativamente estável quase todo o tempo, o desempenho geral da R9 295X2 é maior e mais confiável.

A AMD define essa placa de vídeo como um modelo exclusivo para jogos em 4K ou múltiplos monitores através do Eyefinity, já que qualquer coisa menor que isso pode ser considerada um desperdício de poder.

Infelizmente não pudemos conferir o modelo em ação, pois a placa de vídeo que vimos durante a visita era um modelo para testes exclusivo da AMD.

Tecnologias exclusivas AMD

A Radeon R9 295X2 deve trazer os principais recursos e ferramentas que foram introduzidos com a R9 290X. Entre eles está o TrueAudio, um novo sistema de aceleração sonora que pode dar mais liberdade aos compositores na hora de criar trilhas sonoras mais imersivas sem precisar se preocupar com “gargalos” da CPU.

O ZeroCore Power também está presente: o que esse recurso faz é garantir um sistema de gerenciamento de energia muito mais eficiente. Para se ter uma ideia, o ZeroCore Power pode desativar completamente a GPU quando ela não estiver sendo utilizada, mesmo que todo o sistema ainda esteja em atividade.

Para completar, existe o Eyefinity, a tecnologia que permite a conexão de até seis monitores simultâneos. Para isso, a R9 295X2 oferece até 4 entradas mini DisplayPort e uma porta DVI.

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

A nova placa de vídeo da AMD deve estar disponível no mercado no dia 21 de abril por US$ 1.500 (cerca de R$ 3.300). Ou seja, a metade do preço da GeForce GTX Titan Z.

O Tecmundo viajou a Austin a convite da AMD.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.