A nova geração de placas de vídeo para desktops da AMD está demorando um pouco para chegar.

A falta de informações a respeito fez muita gente suspeitar de que a nova geração não seria a série HD 8000, pulando a família “oito” e indo direto para a série HD 9000.

Outra série de rumores indicou que a AMD poderia estar planejando uma mudança completa na nomenclatura das placas gráficas, notícia que foi praticamente confirmada pela fabricante HIS, que acabou deixando escapar em seu site o nome das novas placas de vídeo da AMD.

As informações publicadas no site indicam que a sucessora da Radeon HD 7970 GHz Edition será a R9 280X. A GPU deve contar com chip Hawaii XT: uma nova arquitetura construída em 28 nm. As informações também confirmaram que a nova placa terá 3 GB de memória GDDR5 rodando a 384 bits. É esperado que a placa traga algo entre 2.300 a 2.560 processadores stream.

Nova série GPUs contará com vários modelos

As informações publicadas pela HIS já foram removidas do site, mas ficaram no ar tempo suficiente para que pudessem ser vistas por muita gente. Confira os modelos oficiais da nova série de placas de vídeo da AMD, de acordo com os dados:

  • HIS R9 280X iPower IceQ X² Boost Clock 3GB GDDR5 PCI-E DLDVI-I/HDMI/2xMini DP;
  • HIS R7 250 iCooler 2GB DDR3 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA;
  • HIS R7 250 iCooler 1GB GDDR5 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA;
  • HIS R7 250 IceQ 1GB GDDR5 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA;
  • HIS R7 240 iCooler 2GB DDR3 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA;
  • HIS R7 240 IceQ 2GB DDR3 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA;
  • HIS R7 240 iCooler 1GB GDDR5 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA.

Em posse dessas novas informações, o site VideoCardz publicou uma tabela comparativa, mostrando o posicionamento de mercado de cada um dos modelos. Veja.

(Fonte da imagem: Reprodução/VideoCardz)

É esperado que as VGAs mais simples trabalhem com versões remodeladas dos chipsets da geração anterior (Southern Islands).

Cupons de desconto TecMundo: