AMD demonstra processador RYZEN com jogos em 4K, streaming e VR

1 min de leitura
Imagem de: AMD demonstra processador RYZEN com jogos em 4K, streaming e VR

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, a AMD realizou um evento especial em Austin (Texas) para dar os primeiros detalhes de seus novos processadores Zen.

O evento foi bastante direto e recheado de demonstrações, as quais serviram tanto para apresentar as informações básicas sobre os novos chips quanto para compará-los com componentes similares da Intel.

A primeira informação pertinente, contudo, foi a mudança no nome do produto. A nova família de produtos da AMD chegará ao consumidor com o nome de Ryzen (em uma referência clara ao “levantar” da fabricante frente à concorrente).

Depois, Lisa Su, presidente e CEO da AMD, revelou uma série de informações pertinentes quanto às especificações do produto. O modelo principal — e que foi usado no evento — da linha Ryzen conta com os seguintes recursos:

AMD Ryzen

  • Núcleos: 8
  • Threads: 16
  • Frequência: 3,4 GHz
  • Memória cache: 20 MB
  • Soquete: AM4
  • TDP: 95 watts

Como os números nem sempre representam a potência dos produtos, a AMD preparou uma série de demonstrações em tempo real para apresentar as capacidades do processador. Em quase todos os casos, a fabricante fez questão de mostrar que o chip é tão competente quanto um Intel Core i7-6900K (chip que conta com características muito similares).

Durante o show, pudemos conferir o Ryzen rodando games de realidade virtual, jogos em 4K com detalhes no máximo (com a ajuda de uma NVIDIA TITAN X), renderização em tempo real e a execução de múltiplas tarefas (execução de jogos e streaming de alta definição). Para finalizar, a AMD ainda demonstrou a CPU trabalhando com uma placa AMD Vega.

Apesar de não dar informações específicas sobre todos os componentes que serão lançados, a AMD revelou que haverá modelos para notebooks e desktops, sendo que o foco principal são as máquinas gamers. A promessa da fabricante é de que o Ryzen será lançado ainda no primeiro semestre de 2017.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.