Alphabet de A-Z: você sabia que a gigante tem mais de 370 produtos online?

3 min de leitura
Imagem de: Alphabet de A-Z: você sabia que a gigante tem mais de 370 produtos online?

A Alphabet —“antiga Google”— não é uma empresa qualquer; aliás, ela nem é uma empresa, e sim um conglomerado de corporações que precisavam centralizar suas ações executivas, tornando o tio Larry Page o CEO de tudo. Mas isso disso todo mundo já sabe, pois praticamente todos os veículos de informação noticiaram essa mudança na época. A novidade, entretanto, é que a quantidade de produtos e serviços que a Alphabet detém é grande, absurdamente grande!

Foi pensando nisso que um cara chamado Peter Beens resolveu criar uma lista com todos os produtos da gigante. Escolhemos alguns dos mais interessantes para você conhecer agora, o restante você pode conferir no fim da matéria.

App Inventor

App Inventor é uma ferramenta desenvolvida pela Google que permite a criação de aplicativos para smartphones com Android, sem que seja necessário qualquer tipo de conhecimento em programação.

Expeditions

Imagine explorar recifes de coral ou a superfície de Marte em uma tarde. Com Expeditions, os professores podem levar os alunos a viagens virtuais imersivas e você também pode experimentar baixando o app para Android ou iOS.

Field Trip

Este é seu guia para as coisas legais, ocultas e únicas no mundo ao seu redor. Field Trip é executado em segundo plano no seu telefone: quando você chega perto de algo interessante, ele mostra um cartão com detalhes sobre o local. Nenhum clique é necessário, e se você tiver um fone de ouvido conectado, ele poderá até mesmo ler as informações para você.

Keep

O Google Keep já é bem conhecido, mas vale a pena entrar na nossa lista. Trata-se de um aplicativo de notas para salvar ideias em forma de texto, lista, foto e até áudio. O app é gratuito e está disponível para Android, iPhone, Google Chrome e PCs, na versão web. O conteúdo dos lembretes pode ser variado, ou seja, permite misturar texto e áudio, por exemplo.

My Activity

Encontre e veja seu histórico de pesquisa, histórico de navegação e outras atividades que foram salvas em sua Conta do Google.

News Archive Search

É uma extensão do Google Notícias que oferece acesso gratuito a materiais digitalizados e links para outros arquivos de jornal na web, gratuitos e pagos. Alguns dos arquivos de notícias possuem registros do século 18. Há uma exibição  em forma de linha do tempo disponível, permitindo selecionar  textos de vários anos. É sem dúvidas uma poderosa ferramenta para historiadores, jornalistas, ou qualquer pessoa que precise encontrar informações anteriores à era online.

Python Class

Curso grátis para pessoas com pouca experiência em programação e que querem aprender Python.  Estão incluídos materiais escritos, vídeos de conferências e muitos exercícios para praticar a codificação em Python.

Story Builder

É uma ferramenta que se parece muito com o Google Docs: ela permite criar uma música ou um conto, adicionando personagens e editando diálogos. O interessante do Story Builder é que ele não gera um documento para ser impresso, mas sim um vídeo.

Timeline

Se você habilitou o recurso de Localização de seu dispositivo seu aparelho celular ou tablet, então você já está sendo rastreado pelo GPS e todas as posições foram e continuam sendo registradas em sua linha do tempo. Macabro, não?

Tour Builder

O Google Tour Builder é uma ferramenta web que permite criar e descobrir relatos e lugares do mundo inteiro com facilidade. Com o plugin do Google Earth, você pode  montar um passeio sobre qualquer assunto de sua escolha, integrando facilmente textos, fotos e vídeos à história e, assim, levar os usuários de um lugar ao outro conforme a narrativa que você criar. Nesse processo, eles podem mergulhar nos lugares relevantes por meio das imagens do Google Earth e do conteúdo personalizado que você fornecer.

Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. Ele apresenta gráficos com a frequência em que um termo em particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

YouTube for Education

Se você estiver fazendo uma pesquisa para um projeto, precisando de ajuda em sua tarefa escolar ou apenas querendo aprender algo novo,  o Youtube for Education é o melhor lugar.

A lista completa....

Você pode conferir na íntegra os mais de 370 serviços que a Alphabet oferece por aqui, onde todos os links aparecem em ordem “alphabética" ou por aqui, onde também há descrições detalhadas dos serviços oferecidos. Vale notar que nem todos os links são de serviços gratuitos e/ou voltados para o público geral, mas mesmo assim vale a pena  dar uma olhada e descobrir todas as vertentes em que a gigante do Vale do Silício atua.

********

Este texto faz parte do programa TecMundo Experts, pelo qual leitores com alguma especialidade em tecnologia podem enviar seus conteúdos para o TecMundo. As matérias publicadas aqui são enviadas de modo voluntário e sem vínculo empregatício.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.