Steam Machine da Alienware chega em 2014, mas sem o Steam OS

1 min de leitura
Imagem de: Steam Machine da Alienware chega em 2014, mas sem o Steam OS
Imagem: Alienware

Para quem não está sabendo, o Steam OS foi recentemente adiado para 2015. Mas isso não vai ser suficiente para impedir algumas empresas de seguirem com seus planos das Steam Machines. A Alienware, por exemplo, pretende continuar como está e lançar seu “console”, o Alienware Alpha, até o fim do ano (possivelmente em setembro, como alguns esperam).

Mas como o hardware vai ser lançado sem a parte principal de seu software? Simples: a companhia vai trazer o aparelho com Windows 8.1. Esta, porém, terá uma interface gráfica feita pela própria DELL, que permitirá aos jogadores pularem o carregamento do SO e pular direto para o Steam no modo Big Picture. Uma vez que também não temos o controle da Valve pronto, o Alpha será vendido com um controle de Xbox 360.

Uma solução temporária

Com isso, a empresa também avisou que o aparelho deve vir mais caro do que o esperado. A Alienware já anunciou, durante a E3 2014, que suas primeiras Steam Machines vão custar a partir de US$ 549 (R$ 1.225, em uma conversão simples).

Mesmo assim, a companhia avisa que tanto o preço quanto o Windows 8.1 são questões temporárias. Primeiro porque o público terá a opção de instalar a versão beta do Steam OS; segundo porque a Alienware vai disponibilizar e instruir os donos das Steam Machines a instalar o sistema da Valve, quando este ganhar sua versão final. “Quando lançarmos o Steam OS, o preço vai cair”, afirmaram.

Especificações técnicas

Nem tudo são más notícias quanto ao aparelho. Junto das informações acima, a empresa também revelou o hardware do Alienware Alpha. Suas especificações, no modelo base de 549 dólares, vem com as seguintes configurações:

  • Sistema operacional: Windows 8.1 (modificado com interface DELL)
  • Processador: Intel Core i3 de quarta geração (Haswell)
  • GPU: NVIDIA GDDR5 de 2GB (design semi-personalizado, baseado em processadores Maxwell)
  • Memória RAM: 4 GB DDR3 de 1.600 MHz
  • Armazenamento interno: HDD 1 TB SATA 3
  • Armazenamento externo: cartões micro SD de até 64 GB
  • Conectividade: Ethernet, Bluetooth 4.0, WiFi 802.11 ac, porta micro USB 3.0, HDMI

As versões mais caras, porém, podem se mostrar consideravelmente mais poderosas, trazendo também as seguintes opções de modificação:

  • Processador: Intel Core i5 ou i7 de quarta geração (Haswell)
  • Memória RAM: 8 GB DDR3 de 1.600 MHz
  • Armazenamento interno: HDD 2 TB SATA 3

Infelizmente, o preço para as versões com as opções de hardware acima não foram reveladas, mas pode imaginar que o valor aumente em mais algumas centenas de dólares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.