(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Diversas novidades estão surgindo conforme acompanhamos o Adobe MAX 2013 em Los Angeles, a convite da empresa.

Participamos de uma sessão de perguntas e respostas com David Wadhwani, o Senior VP e General Manager em Digital Media da Adobe para conferir mais detalhes da Creative Cloud.

Entrevista com David Wadhwani

Como serão feitos os anúncios de novidades para os programas? Elas serão concentradas e então lançadas ou conforme sejam desenvolvidas?

Todas as novidades para os programas devem ser lançadas conforme elas são desenvolvidas. Nós postaremos essas atualizações em blogs e redes sociais, como nossa página no Facebook para que todos fiquem sabendo. Além disso, permaneceremos realizando o Adobe MAX com frequência para dar detalhes completos de tudo que for lançado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já que falamos tanto em Cloud, podemos esperar aplicativos realmente rodando nas nuvens, como um Photoshop igual ao do desktop que funciona 100% na web?

Ainda não temos planos de tornar isso realidade. Antes de qualquer coisa, queremos queremos assegurar que todos podem trabalhar bem offline. Algumas ferramentas criativas já ficam nas nuvens. Porém, temos experimentado um recurso de streaming para que as pessoas possam, por exemplo, utilizar o Photoshop com processamento online. Assim, todos podem esperar algumas novidades nesse aspecto no futuro.

Algumas pessoas podem achar que não vale a pena realizar a assinatura pelo fato de estarem adquirindo o direito de uso de todos os softwares. Por exemplo, um webdeveloper provavelmente não utiliza o Premiere, mas estaria pagando por isso. A Adobe não pensa em um modelo de assinatura mais personalizado, com preços variáveis de acordo com os programas que usa?

Antes de qualquer coisa, nós precisamos checar como o mercado vai caminhar nos próximos meses, já que esse tipo de gerenciamento de suítes com preços variáveis (como o que existia antes) é muito complexo.

Entretanto, vale a pena mencionar que os criativos não estão mais presos a somente uma especialidade. Temos designers gráficos envolvidos com vídeo, por exemplo. Conforme isso aconteça, eu espero que comece a crescer essa utilização de várias ferramentas. Além de tudo, os usuários estão felizes com o fato de ter tudo disponível para experimentar e ter atualizações constantes.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você consideraria que as assinaturas são uma boa forma de combater a pirataria?

Uma das coisas que percebemos é que pessoas que antes não consideravam comprar agora começam a achar uma boa ideia, já que os softwares tem um custo muito mais acessível. Também acreditamos que vai ser mais difícil piratear algo que está na nuvem.

Não queremos limitar o uso dos indivíduos aos programas, pois a comunidade é a grande responsável pela evolução das tecnologias e da criatividade. Queremos que os softwares sejam mais acessíveis, tenham um alcance melhor.

O que você poderia dizer sobre a segurança na Cloud. Os dados dos usuários estão realmente seguros nos servidores da Adobe?

Levamos isso seriamente em consideração. Mesmo que os softwares de fato estejam rodando no desktop, nós temos diversas tecnologias para proteger os dados dos nossos usuários.

O que mais você poderia falar sobre os novos produtos da Adobe, como a caneta Project Mighty?

Acima de tudo, o Project Mighty faz com que não sejamos mais uma empresa que só pensa em softwares, mas que também cria produtos físicos. O fato é que vemos o enorme potencial criativo com o uso de tablets e telas touchscreen em geral, mas também percebemos que há uma série de problemas com o uso que ninguém resolve. Assim, o que oferecemos aqui é uma solução para esses problemas de usabilidade.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Essa caneta é feita por alguma outra empresa?

Ela é 100% feita pela Adobe. Mas nós adoraríamos ter parcerias com outras empresas para o desenvolvimento do hardware. Também queremos que a caneta seja compatível com a maior quantidade de dispositivos possível.

Alguma data de lançamento para o Project Mighty?

Ainda não temos uma data prevista, confirmada. Queremos que esses produtos sejam feitos da melhor maneira possível.

O Tecmundo viajou a convite da Adobe a Los Angeles para cobrir os anúncios da Adobe MAX 2013.

Cupons de desconto TecMundo: