Dicas do Windows 7: como habilitar o acesso remoto

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como habilitar o acesso remoto

Problemas com o computador são frequentes e muitas pessoas possuem dificuldades para configurar programas e sistemas. Na falta de um técnico por perto, a melhor opção é conseguir ajuda através do acesso remoto. Assim, uma pessoa especializada - um administrador da rede ou aquele seu amigo nerd - pode dar uma ajudinha sem sair de casa.

Para que o acesso remoto funcione corretamente, é necessário realizar algumas configurações no computador. Neste artigo, ensinaremos como liberar o acesso remoto pelo Windows 7.

Nota: Esta funcionalidade não está disponível nas versões Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, e Windows 7 Home Premium.

Configuração

Abra a janela de propriedades avançadas do sistema. Para isso, digite sysdm.cpl no menu iniciar e aperte a tecla “Enter”.

A forma mais rápida de acessar as Propriedades Avançadas do Sistema.

Alternativamente, você pode acessar esta função através da janela de propriedades do computador. Na área de trabalho ou no menu iniciar, clique com o botão direito do mouse no ícone "Computador" e selecione a opção "Propriedades". Utilize também a combinação de teclas "Windows + Pause/Break" para abrir esta janela.

Acesse pelo ícone Meu Computador.

Em seguida, clique no link "Alterar configurações", localizado à direita da janela de propriedades.

Clique para abrir a janela de configuração.

Na janela "Propriedades do Sistema", vá para a aba "Remoto" e selecione a opção "Permitir conexões de Assistência Remota para este computador". Mais abaixo, em “Área de trabalho Remota”, selecione a terceira opção: "Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota com Autenticação no Nível da Rede (mais seguro)".

Janela de configurações.

Selecione a segunda opção se você desconhece o programa de acesso remoto que a outra pessoa usa para se conectar. Apesar de ser a mais comum, esta opção é menos segura que a última opção e pode ser usada por pessoas não autorizadas. Portanto, desabilite o acesso remoto quando não precisar mais de ajuda.

Pronto! Seu computador já pode receber conexões de outros computadores utilizando programas de acesso remoto como o Ultr@VNC, RealVNC, TeamViewer ou o CrossLoop. Este último, apesar de poucos recursos, permite acessar outros computadores em segundos, sem configurações avançadas.

Para saber como acessar remotamente outro computador e saber do que eles são capazes de fazer, leia o artigo “Acesse e controle um computador remotamente”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.