O vOICE é um protótipo de aparelho criado para fazer com que pessoas com dificuldades de visão possam enxergar, porém utilizando a audição no lugar da visão. O feito é possível, pois as imagens que vemos são geradas, na realidade, no cérebro e não nos olhos.

Aparelho criado para que pessoas cegas enxerguem usando a audição (Fonte da imagem: Michael Proulx)

Se o cérebro aprende a decodificar os sons como imagens, é possível enxergar mesmo com a visão completamente comprometida. E foi para fazer essa conversão que o cientista holandês Dr. Peter Meijer, desenvolveu o vOICE. Ele funciona como um programa de computador que captura imagens reais e codifica-as em forma de sons, que são escutados pelo usuário. O aparelho foi então doado para o pesquisador Dr. Michael Proulx, da Universidade Queen Mary de Londres.

Adaptar-se completamente a esse sistema e conseguir enxergar novamente através dele é algo que pode demorar anos, mas Proulx garante que em algumas horas o usuário já pode começar a se acostumar com a relação entre os sons e as imagens. As variáveis são o volume - que representa a cor, quanto mais alto, mais claro - e a frequência, representando a posição do objeto no ambiente.

Apesar de inovador, o projeto ainda não possui uma velocidade de funcionamento que permita a visão em tempo real. Cada imagem codificada pelo vOICE pode levar até 2 segundos para ser lida pelo cérebro do usuário, dependendo do nível de adaptação. Porém, o aparelho poderia ser usado para identificar objetos e achar a sua localização.

Cupons de desconto TecMundo: