Acessibilidade: aprenda a dar zoom em qualquer tela de seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Acessibilidade: aprenda a dar zoom em qualquer tela de seu smartphone
Imagem: Common Sense Report
Avatar do autor

Se você sofre de algum tipo de deficiência visual, utilizar um smartphone pode ser uma tarefa bastante difícil. Alguns textos e menus que você encontra em determinados aplicativos e até mesmo no próprio sistema operacional costumam ser apresentados em fontes minúsculas, complicando a vida de quem não enxerga muito bem.

O que muita gente não sabe é que todos os principais sistemas SOs móveis disponíveis hoje no mercado já oferecem recursos de acessibilidade para quem tem esse problema. Com tais funcionalidades, o usuário consegue aplicar e reduzir zoom em uma determinada área do display, bastando fazer um gesto específico com os dedos.

Para ativar essa função no Android, primeiramente, entre no menu de configurações. Role a tela para baixo e toque na opção “Acessibilidade”. Em seguida, pressione “Gestos de ampliação” e ligue o switch como exemplificado na imagem a seguir. A partir de agora, basta dar três toques rápidos em qualquer lugar do display para aplicar zoom, e arrastar dois dedos ao mesmo tempo para navegar pela lupa virtual.

Android

No iOS

O procedimento é semelhante em dispositivos fabricados pela Apple. Nas configurações do seu aparelho, entre na seção “Geral”, vá em “Acessibilidade”, toque em “Zoom” e ative o recurso. Diferente do Android, porém, no iOS a lupa é invocada com um toque duplo utilizando três dedos, que também podem ser arrastados pelo display para movimentar a ampliação.

iOS

No Windows 10 Mobile

O mais recente sistema operacional móvel da Microsoft também sai de fábrica equipado com essa função. Nas configurações do celular, vá em “Facilidade de Acesso”, entre na opção “Lupa” e ative o recurso. Para aplicar zoom, basta dar dois toques usando dois dedos; para se movimentar, arraste os mesmos dois dedos pelo display.

Windows 10 Mobile

Você utiliza os recursos de acessibilidade presentes nos SOs móveis da atualidade? Comente no Fórum do TecMundo