Acessibilidade: aprenda a dar zoom em qualquer tela de seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Acessibilidade: aprenda a dar zoom em qualquer tela de seu smartphone
Imagem: Common Sense Report

Se você sofre de algum tipo de deficiência visual, utilizar um smartphone pode ser uma tarefa bastante difícil. Alguns textos e menus que você encontra em determinados aplicativos e até mesmo no próprio sistema operacional costumam ser apresentados em fontes minúsculas, complicando a vida de quem não enxerga muito bem.

O que muita gente não sabe é que todos os principais sistemas SOs móveis disponíveis hoje no mercado já oferecem recursos de acessibilidade para quem tem esse problema. Com tais funcionalidades, o usuário consegue aplicar e reduzir zoom em uma determinada área do display, bastando fazer um gesto específico com os dedos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para ativar essa função no Android, primeiramente, entre no menu de configurações. Role a tela para baixo e toque na opção “Acessibilidade”. Em seguida, pressione “Gestos de ampliação” e ligue o switch como exemplificado na imagem a seguir. A partir de agora, basta dar três toques rápidos em qualquer lugar do display para aplicar zoom, e arrastar dois dedos ao mesmo tempo para navegar pela lupa virtual.

Android

No iOS

O procedimento é semelhante em dispositivos fabricados pela Apple. Nas configurações do seu aparelho, entre na seção “Geral”, vá em “Acessibilidade”, toque em “Zoom” e ative o recurso. Diferente do Android, porém, no iOS a lupa é invocada com um toque duplo utilizando três dedos, que também podem ser arrastados pelo display para movimentar a ampliação.

iOS

No Windows 10 Mobile

O mais recente sistema operacional móvel da Microsoft também sai de fábrica equipado com essa função. Nas configurações do celular, vá em “Facilidade de Acesso”, entre na opção “Lupa” e ative o recurso. Para aplicar zoom, basta dar dois toques usando dois dedos; para se movimentar, arraste os mesmos dois dedos pelo display.

Windows 10 Mobile

Você utiliza os recursos de acessibilidade presentes nos SOs móveis da atualidade? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.