Projeto da Live TIM reproduz o som de emoticons para deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Projeto da Live TIM reproduz o som de emoticons para deficientes visuais

O uso de redes sociais e aplicativos de bate-papo por deficientes visuais possui uma limitação: quando a pessoa se depara com emoticons nos recados, os softwares de leitura de tela que permitem o uso desses aparelhos reproduzem uma descrição básica e sem emoção dos símbolos. Assim, o que eles ouvem no lugar da figura é algo como "carinha piscando" ou "emoticon de coração". Mas quem disse que eles não buscam alternativas na comunicação?

O mais novo projeto da Live TIM é o EmotiSounds, que prioriza a inclusão de deficientes visuais. A ferramenta é uma forma acessível de reproduzir o sentimento passado pelos emoticons, sejam "carinhas" ou miniaturas tão utilizadas atualmente em conversas em mensageiros e redes sociais. O resultado? Em vez de palavras, os símbolos são transformados em sons, permitindo a leitura completa e a interpretação de qualquer mensagem pelo usuário.

Emoção em primeiro lugar

O plugin traz essa experiência inovadora para um dos leitores de tela mais utilizados no mundo, o NVDA. Como toda a interface é "lida" para os deficientes visuais, a interpretação em som dos emoticons deixa as conversas ainda mais precisas, já que traduz em áudios de curta duração as emoções enviadas entre os contatos.

Para isso, a Live TIM gravou áudios para os emoticons mais populares de sites e aplicativos. Você pode conferir os sons no site da campanha, clicando neste link. A EmotiSounds foi desenvolvida com colaboração do Instituto Benjamin Constant, um dos mais respeitados do mundo em acessibilidade.

Live TIM

Com o EmotiSounds, a Live TIM continua provando que coloca transparência, parceria e respeito ao cliente em primeiro lugar. A empresa de banda larga fixa acredita em verdade e responsabilidade — e a campanha #DaPraSerAssim, realizada ao longo de 2015, representa todos esses valores defendidos. Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse o site da Live TIM.

Você acredita que a tecnologia pode realmente ajudar na acessibilidade dos deficientes visuais? Comente no Fórum do TecMundo!

Este publieditorial foi patrocinado pela Live TIM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.