Twitch

110 notícias  publicadas

A Twitch é uma plataforma de streamings de vídeos ao vivo, concentrando-se especialmente no nicho de videogames, o que inclui transmissões de grandes competições de esportes eletrônicos (eSports). No entanto, também há usuários que fazem transmissões de música, conteúdo criativo e até streams da vida real (no estilo vlog). Saiba mais detalhes, a seguir.

História

A Twitch surgiu derivada da startup Justin.tv, que tinha como ideia principal o desejo de impulsionar as pessoas a fazerem lives compartilhando suas rotinas. E foi a falta de sucesso desse projeto que levou à criação da plataforma Twitch.tv em 2011, já com foco no mercado de games. Uma estratégia que foi bem sucedida, considerando que, em 2014, a Twitch.tv já era considerada uma das principais no ramo de eSports, competindo com o YouTube.

Não à toa, no mesmo ano o domínio foi comprado pela Amazon (atual proprietária). Agora, com o aumento da popularidade das transmissões ao vivo, o que cresceu ainda mais durante a pandemia de Covid-19, não só as transmissões de games e eSports estão em alta. 

Há outros streamers populares que fazem lives regularmente compartilhando: receitas culinárias, desenvolvimento de softwares, criação de artes e design, rotinas de estudo e até mesmo conversas com o público. As possibilidades e categorias da Twitch são imensas.

Como funciona a Twitch

Os criadores de conteúdo podem transmitir suas atividades em tempo real na Twitch, com lives que podem durar de um minuto a oito horas (ou até mais). Para encontrar os conteúdos que deseja assistir, o usuário se cadastra na plataforma e, então, pode navegar por diferentes categorias. Semelhante a outros sites, como o YouTube, é possível seguir os canais preferidos para receber atualizações de novas atividades e notificações de novas transmissões.

Como funcionam as transmissões

Ao assistir uma transmissão ao vivo, é possível ver e ouvir não só o streamer, mas também o que ele está vendo no próprio monitor. Durante as lives, os usuários ainda podem comprar jogos e produtos através de links parametrizados, que dão aos criadores de conteúdo uma comissão de venda. Além disso, há outros recursos que podem ser explorados, como os comentários e até mesmo o envio de sugestões e perguntas em tempo real na transmissão.

É possível assistir também às transmissões antigas, desde que a stream tenha sido salva. Tudo isso pode ser acessado na versão para navegadores, ou nos aplicativos para iOS e Android.

Glossário

Conheça alguns termos que são recorrentes entre os streamers e usuários da Twitch:

chat — sala de bate-papo que cada streamer tem atrelada a sua conta;

assinaturas ou subscrição — quando os streamers são afiliados, podem cobrar um valor mensal dos assinantes (podem pagar em única vez ou de forma recorrente) para que esses recebam benefícios exclusivos (definidos pelo próprio criador de conteúdo);

emotes — a Twitch disponibiliza uma biblioteca de emotes, que pode ser usada para que os usuários expressem reações durante o bate-papo e o streaming. É possível que os afiliados e parceiros criem, inclusive, emotes personalizados;

templates — para dar um visual diferente e único ao canal, a Twitch permite que os criadores de conteúdo usem templates personalizáveis, podendo incluir painéis, sobreposições, banners, avatares e alertas;

bits — são um pacote de emoticons da Twitch, que pode ser comprado ou adquirido de graça ao assistir anúncios.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE