Steam

445 notícias  publicadas

O que é o Steam

Steam é uma plataforma multifunção da Valve Corporation, disponível para Windows, macOS e Linux, com aplicativos também para Android e iOS. Oferece uma gama de serviços com foco em gamers, como compra e atualização de jogos para PC, suporte entre clientes e empresas, comunicação entre usuários, compra e venda de itens de jogos e mais.

Suas funções mais utilizadas são a de acesso facilitado a jogos e a troca de críticas e impressões entre gamers. Quando o usuário faz o download do cliente Steam em um computador, ele pode acessar todos os programas que já adquiriu pela plataforma, que ficam salvos em sua biblioteca, bem como usufruir das atualizações mais recentes dos títulos. 

História da plataforma

Anunciado em 2002, na Game Developers Conference, o Steam pertence à Valve, empresa de Gabe Newell e Mike Harrington, ex-programadores da Microsoft. Foi lançado oficialmente em 2003, com a intenção inicial de que fosse apenas uma plataforma para atualização e manutenção dos games da Valve, em especial o Counter-Strike

Estimulando seu uso, a Valve logo negociou lançamentos de jogos de desenvolvedoras parceiras diretamente na plataforma e procurou popularizar seu uso oferecendo novidades e descontos exclusivos.

O Half-Life 2 (2004), continuação aguardada da franquia de jogos iniciada em 1998, foi o primeiro título que precisava ser acessado obrigatoriamente pelo Steam. Apesar dos inúmeros problemas deste lançamento, ele popularizou fortemente a plataforma, que começou a dar lucros em 2005.

Em 2006, começaram a aparecer o metascore, um compilado de notas que os usuários atribuíam aos seus jogos e contribui para a criação de índices, aumentando a legitimidade da plataforma na crescente comunidade de jogadores online.

No ano seguinte, grandes desenvolvedoras com públicos já consolidados, como Eidos e Capcom, passaram a oferecer seus jogos no Steam. Em 2008, a ferramenta Steamworks lançava a possibilidade de desenvolvimento e publicação gratuitos e independentes de jogos e itens pela comunidade de usuários. 

As novidades se mantiveram constantes desde então: hardwares como o SteamOS; serviços de streaming como o Steam.tv; funcionalidades que permite o uso simultâneo de mídias como o Remote Play, entre outros. 

Comunidade Steam

Uma das funções mais agregadoras do Steam é a sua Comunidade, uma espécie de rede social entre usuários. Nela, é possível criar uma rede de contatos, trocar mensagens, realizar chamadas, trocar itens de jogos, fazer transmissões ao vivo e mais. Os amigos podem saber o que cada um está jogando e assim ingressar em sessões multiplayer.

Cada usuário consegue criar sua página de perfil própria, onde mostra seus jogos favoritos, exibe seus prêmios, posta screenshots, mostra seus amigos e atividades, troca mensagens com a comunidade e mais. 

O tamanho da plataforma

Atualmente, o Steam conta com mais trinta mil jogos disponíveis, entre independentes e de grandes distribuidoras como EA Games, Ubisoft e Sega. É importante lembrar que nem todos os jogos de PC estão no Steam, já que ele compete diretamente com outros gigantes do setor. 

A pandemia da COVID-19 fez crescer fortemente o número de usuários, graças ao isolamento social que estimulou atividades de lazer dentro de casa. Em janeiro de 2021, a Valve comunicou que o Steam havia alcançado a marca de 120 milhões de usuários ativos, ganhando do número de gamers ativos de Playstation e Xbox no período.

No início de 2022, a plataforma chegou a registrar mais de 29 milhões de gamers ativos ao mesmo tempo, quebrando um recorde. Atualmente, é possível conferir o número de usuários online no site da plataforma.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE