Imagem de Microsoft

Microsoft

Ícone de Microsoft
4.654 notícias  publicadas

Fundação da Microsoft

A Microsoft é uma das grandes empresas que lideram o ramo de tecnologia da informação. Fundada em 1975, por Bill Gates e Paul Allen, a companhia entrou para a história dos sistemas operacionais — com o Windows — e, hoje em dia, também está presente nos campos de hardware, games, aplicativos, entre outros.

A primeira grande aposta de Gates e Allen foi em meados dos anos 70, quando desenvolveram um interpretador BASIC para o microcomputador Altair 8800, da Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS). Tendo sucesso já na primeira tentativa, o interpretador pôde ser comercializado, ganhando o nome de Altair BASIC.

No início dos anos 80, a Microsoft entrou para o setor de sistemas operacionais com a Xenix, piloto da marca no segmento. Alguns meses depois, em parceria com a IBM, também foi criado o Chess, uma versão interna do software CP/M.

Fortalecimento da marca

A consolidação no ramo chegou com a elaboração do MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), que foi vendido de maneira independente, já que a Microsoft manteve os direitos de mercantilização. Em 1984, em paralelo a trabalhos com a IBM, foi lançado o Windows, que focou em uma interface gráfica mais simples e, consequentemente, mais comercial.

A partir daí, a empresa se aventurou em vários outros setores, destacando aqui os de navegadores e aplicativos. 

Concorrência da Microsoft

Entre as concorrentes, estão as corporações que desenvolvem softwares livres, como o Google. Isso porque, a partir da guerra dos navegadores, a Microsoft acabou perdendo a hegemonia do Internet Explorer para ferramentas como Mozilla Firefox e Google Chrome.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE