Gmail

582 notícias  publicadas

Os webmails permitem o envio e recebimento de e-mails através do navegador, sem a necessidade de instalar um programa. Dentre os mais populares, está o Gmail. A seguir, saiba mais sobre sua fundação, especialidades e recursos disponibilizados pelo serviço.

O Gmail

O Gmail é um serviço de webmail gratuito criado e lançado pela Google, subsidiária da Alphabet Inc., em 2004. Na época, o serviço revolucionou os demais existentes devido a diferença de armazenamento oferecida: enquanto o Gmail oferecia 1 GB de espaço, o Yahoo! Mail e o MSN Hotmail ofereciam, respectivamente, 6 MB e 2 MB aos usuários.

Consequentemente, essas plataformas precisaram rever suas questões de armazenamento, a fim de manter seu espaço e conseguir concorrer comercialmente com o Gmail.

Para garantir seu destaque nesse sentido, em 2005, o Gmail lançou o seu programa "infinito + 1", aumentando ainda mais o seu espaço. A princípio, a taxa da plataforma era de 4 bytes por segundo (cerca de 337 KB por dia), sendo que atualmente fica em cerca de 345 KB ao dia, oferecendo mais de 10 GB de armazenamento aos usuários, uma exceção no segmento.

Vale dizer que isso é ainda mais vantajoso considerando que, ao criar uma conta no Gmail, também se cria uma conta Google, o que permite o uso de outros recursos, como o próprio uso de armazenamento de arquivos na nuvem, através do Google Drive e outros serviços.

Segurança

O Gmail é configurado com o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), o que garante maior segurança aos usuários. Isso porque esse sistema não permite que a comunicação entre o cliente e o servidor seja interceptada por terceiros, mesmo que em procedimentos simples, como ao realizar uma compra online, por exemplo.

Esse protocolo é sinalizado através de um símbolo de cadeado na barra de endereço, mostrando que a comunicação ocorrerá de forma segura, uma vez que o sistema é criptografado. Dessa maneira, tornando o Gmail uma plataforma bastante segura.

Recursos

Além de ser utilizado para o simples envio de e-mails, há também outros recursos que o Gmail disponibiliza aos seus usuários. Como principais, pode-se destacar a criação de grupos para o envio mais fácil de mensagens a um determinado público, a realização de chamadas telefônicas, a função de logout remoto e a variedade de extensões atreladas à plataforma.

Vale dizer que a descrição oficial do Gmail indica que os principais motivos para utilizá-lo são:

1. Menos spam;

2. Serviço de pesquisa de mensagem;

3. Exibição de mensagens agrupadas;

4. Bate-papo por voz e vídeo;

5. Acesso no celular;

6. Grande capacidade de armazenamento;

7. Marcadores, filtros e estrelas para organizar as mensagens;

8. Caixa prioritária para e-mails importantes;

9. Serviço seguro;

10. Totalmente gratuito.

PUBLICIDADE