Seleção: programas para mudar a voz

7 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para mudar a voz

Se você pudesse mudar a sua voz, como a deixaria? Grave, como se estivesse possuído, ou aguda, como um esquilinho? Infantilizada ou mais adulta? Masculinizada ou afeminada? Conheça alguns programas para alterar a voz tanto ao vivo quanto em gravações.

Pré-requisitos

  • Microfone (é preferível ter um headset)
  • MorphVOX Junior
  • EXPStudio Audio Editor Free
  • Skype Voice Changer
  • Audacity
  • Funny Voice
  • AV Voice Changer Software Gold Edition
  • What the Voice!?

Faça você mesmo

MoprhVOX Junior

MorphVOX Junior é uma opção criativa que altera a voz a partir do microfone, portanto consegue aplicar os efeitos "ao vivo", sem a necessidade de gravação. É um programa indicado para quem quer se divertir e sacanear os adversários em partidas online, uma vez que é compatível com jogos como Battlefield 2Counter-Strike, Day of DefeatDungeons & Dragons OnlineThe Lord of the Rings Online e Warcraft. Também funciona com Ventrilo e TeamSpeak.

Ao executar o MorphVOX Junior pela primeira vez, um assistente ajuda a calibrar o microfone, o que é necessário para que o programa identifique o tom e o volume da voz. Se você não tem um headset, marque a opção "Echo Cancellation" que aparece logo no início. Na mesma tela, é possível configurar todos os programas para utilizarem o MorphVOX como microfone padrão. Para isso, clique em "Assign Default Driver".

Em seguida, o assistente pede para você ler um texto para acertar o volume. Clique em "Record" e leia a frase. Se o aplicativo exibir a mensagem "Level Not Good", confira as configurações do microfone e faça os ajustes necessários.

Configure o microfone para usar o MorphVOX.

Caso o MorphVOX Junior não identifique o microfone e você não ouça nada, cancele o assistente. Na tela do programa, acesse o menu "MorphVOX" e clique em "Preferences". Vá até "Device Settings" e, em "Microphone", escolha o dispositivo correto. Então, acesse o menu "Tools", escolha "Voice Learning" e "Voice Doctor" para executar o teste novamente.

Ajuste o seu microfone no MorphVOX Junior.

Agora que o microfone está configurado, você já pode escolher o tipo de voz e os efeitos. Use o primeiro menu "drop down" para escolher a voz: Tiny Folks é fina, como de duendes; Man simula tons masculinos; e Woman simula tons femininos. O menu "Default" também permite escolher a voz desejada. Os botões "moprh" e "listen" servem, respectivamente, para aplicar a voz escolhida e ouvi-la instantaneamente.

Escolha seu personagem.

Na parte de baixo da tela estão os efeitos sonoros que você pode aplicar. Alarm Clock é um despertador de relógio, Cuckoo é o famoso pássaro do relógio, Drum Roll and Cymbal é uma bateria e Screech! é uma freada estridente.

Aplique efeitos para se divertir.

Além dos jogos já citados, MorphVOX se integra a vários programas, como Skype, Audacity e outros.

No primeiro botão, você precisa escolher "Personalizar", e, mais abaixo, o microfone da "Screaming Bee Audio", que é a desenvolvedora do MorphVOX. Ajuste o volume, clique em "Avançar" e conclua o assistente. Agora é só conversar com alguém e se divertir. O procedimento para integrar o MorphVOX a outros comunicadores é parecido.

Integrando o MorphVOX ao Messenger.

Nas configurações (menu MorphVOX > Preferences), é possível definir a opacidade da janela do programa. Você também pode ajustar especificidades de áudio, como Sound Threshold, que é o ponto a partir do qual o efeito deve ser aplicado, baseado no volume do microfone; Sound Quality, qualidade que, quanto maior for, mais processamento vai exigir; e Listen Delay, atraso em relação à aplicação do efeito e a possibilidade de ouvi-lo.

MorphVOX Junior suporta atalhos de teclado. Nas preferências, em "Key Mappings", configure os atalhos para diversas funções. Essa é, de fato, uma versão reduzida de um programa com muito mais efeitos disponíveis; porém o MorphVOX PRO, a versão completa, não é gratuita. Clique aqui para saber mais e fazer o download.

EXPStudio Audio Editor Free

Esse é um editor de áudio simples para alterar a voz que conta com efeitos cômicos, como afinar e engrossar. Curiosamente, o efeito que afina leva o nome Chipmunk, ou seja, esquilo; já o efeito que engrossa é chamado de Zeus. EXP Studio Audio Editor também converte vozes masculinas e femininas. Diferentemente do MorphVOX Junior, ele não altera a voz em tempo real, portanto não é a melhor opção para gamers.

A instalação do EXPStudio é bem simples e não requer um procedimento específico. Com o programa em execução, abra um arquivo em File > Open. O app suporta vários formatos, inclusive MP3, WAV, OGG e WMA.

Se preferir, grave uma mensagem no próprio EXPStudio. À direita, clique em "Recording", escolha o microfone a ser utilizado e ajuste o volume embaixo. Então, clique em "Record" (botão vermelho) para começar a gravação. Clique em "Stop" (quadrado preto) para concluir.

Configure o microfone no EXPStudio.

É necessário selecionar o trecho em que o efeito deve ser aplicado, clicando com o mouse e arrastando. Se precisar aumentar ou diminuir uma seleção já aplicada, use as pequenas bordas amarelas na parte de cima. Outra possibilidade é utilizar a combinação "Ctrl+A" para selecionar o arquivo todo.

Abra o menu "Special FX" para aplicar o efeito desejado: Female to Male (voz feminina para masculina), Male to Female (masculina para feminina), Chipmunk (afinar) e Zeus (engrossar).

Selecione o efeito desejado.

Além das brincadeiras de voz, o EXPStudio tem ferramentas mais sérias, como amenização da respiração do cantor/locutor (Voice Breath Reduce) e redução de ruído em fitas cassete (Cassette Noise Reduce). São recursos que podem melhorar a gravação caso o microfone capte muitos ruídos.

Feito isso, clique em File > Save as para salvar o arquivo. A versão gratuita do EXPStudio salva nos formatos MP2 e WAV somente.

Para quem usa Skype

Skype Voice Changer vai surpreender seus contatos porque adiciona vários efeitos predefinidos à voz, e você pode alterá-los facilmente com simples niveladores.

O complemento vem em um arquivo compactado no formato ZIP, portanto utilize um descompactador como WinZIP ou WinRAR para extrair o conteúdo na pasta em que preferir. Abra o executável com o nome TestApp.exe, inicie o Skype e mantenha-o em execução.

Clique no botão com o símbolo do comunicador.

Integre o Voice Changer ao Skype.

Será solicitada a autorização para que o Voice Changer interaja com o mensageiro. Responda "Sim" e volte à janela de testes. Clique em "+" para escolher um efeito, que é listado e exibe as configurações à direita. É possível utilizar vários efeitos de uma só vez, mas tenha cuidado para não exagerar e tornar sua voz inaudível.

Escolha o efeito e faça ajustes.

Feito isso, basta abrir o Skype e começar a conversar com um contato. Mantenha o Skype Voice Changer aberto enquanto quiser que a voz seja alterada — se fechá-lo, a voz voltará ao normal.

Para testar o efeito antes de aplicá-lo no Skype, grave sua voz com algum editor e salve o arquivo ou utilize um áudio já gravado. Clique no botão "Open Sound File" (com o desenho de uma nota musical) e localize o arquivo. O Skype Voice Changer não mostrará nada, mas não estranhe. Escolha o efeito desejado e clique em "Play" para conferir como ficou. É necessário abrir o arquivo a cada efeito aplicado.

Audacity

Esse bom e gratuito editor de áudio também tem recursos para aplicar à voz. Grave o áudio com o programa ou abra uma gravação, selecione o trecho desejado ou use a combinação "Ctrl+A" para selecionar todo o áudio. Vá ao menu "Efeitos" para ver as possibilidades.

A primeira é usar Alterar altura (pitch), efeito com o qual é possível mudar a altura para cima ou para baixo. Faça isso manualmente ou use o deslizador "Percentagem de alteração". Clique em "Preview" para ouvir a modificação antes de aplicá-la.

Alteração de altura com o Audacity.

Outro efeito que muda a voz é Alterar velocidade, que deixa a gravação mais demorada ou rápida. Use o deslizador para a esquerda para deixar a voz mais grave e para a direita para deixar mais aguda. Esse efeito, quando muito exagerado, torna a gravação inaudível.

Efeito para alterar velocidade.

O recurso Delay permite adicionar eco a uma gravação. Ao aplicar o efeito, você determina o atraso em relação à voz original (Delay time) e o número de ecos (Number of echos). Quanto menor for o número em "Decay amount", mais repetição da voz original será percebida.

Coloque eco nas suas gravações.

Funny Voice

Esse é um programa muito simples. Ao executá-lo, defina o microfone a ser utilizado e a saída de áudio e clique em "Start!". Altere o "Pitch" para menos (voz grave) ou mais (voz aguda). O aplicativo pode gravar a mensagem no computador, bastando clicar em "Record" para isso.

Funny Voice.

Programas pagos

AV Voice Changer Software Gold Edition

Esse programa muda o timbre via internet, PC fone, jogos, chats etc. A interface é um pouco complexa, pois reúne todos os controladores do programa em uma única janela.

Uma maneira simples de aplicar efeitos é clicar no botão "Nickvoices" e explorar as opções, divididas em For Male (para homens), For Female (para mulheres) e Special (especiais). A versão gratuita de testes permite escolher poucos efeitos.

AV Voice Changer conta com um Morpher manual, um nivelador que altera a voz da maneira que o usuário preferir. Mas não é possível utilizá-lo na versão gratuita. Logo ao lado, há um nivelador para Hz que varia de 8.000 (menor qualidade) até 48.000 (maior qualidade).

O app tem também tocador e gravador próprios, além de um analisador que mostra, em ondas, características como harmonia, brilho e tom de gravação. Outro recurso interessante é o Parody, que serve para parodiar uma voz e criar um efeito a partir de uma gravação. Infelizmente, esse recurso também é pago. Não há dúvidas de que, se o usuário estiver disposto a pagar, esse é um dos mais avançados alteradores de voz.

What the voice!? (para iPhone)

Se você tem iPhone ou iPod Touch e está disposto a desembolsar US$ 0,99, a opção é o What the Voice!?, que adiciona 12 efeitos dos mais variados à voz. Tudo o que você precisa fazer para começar é gravar qualquer mensagem com o aplicativo na função "Record".

What the Voice!?

Depois, confira a lista de efeitos disponíveis e ouça como o som fica: original, invertido, em tom de robô, monstro, rápido ou lento. Vale a pena ouvir cada um deles, já que todos têm suas peculiaridades de timbre e entonação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.