Grupo desmonta Nintendo 3DS e revela sua quantidade de RAM

1 min de leitura
Imagem de: Grupo desmonta Nintendo 3DS e revela sua quantidade de RAM

(Fonte da imagem: ifixit)

Após demonstrar completamente o Nintendo 3DS e analisar os detalhes internos do aparelho, o grupo Chipworks revelou ontem (28 de março) a quantidade de memória RAM do portátil. Após realizar um raio X do chip MB82M8080-07L da Fujitsu, foi descoberto um código de registro escondido embaixo da tintura.

A partir do número encontrado, o Chipworks deduziu que o Nintendo 3DS vem equipado com 128 MB de memória RAM, com velocidade de transferência de dados de até 3,2 GB/s. Tal capacidade é quase duas vezes a capacidade alcançada pelas memórias DDR2 usadas por outros dispositivos portáteis.

O código real do chip usado pela Nintendo é MB82DBS08645, constituído por duas memórias FCRAM de 512 MB – o que se traduz nos 128 MB divulgados. A Nintendo não se pronunciou sobre a descoberta e mantém a política de não revelar oficialmente os detalhes técnicos sobre o tipo de memória usada no aparelho.

Valor inferior aos concorrentes

Tal quantidade significa que o mais recente portátil da Nintendo perde em capacidade quando comparado a alternativas como o iPad, que conta com 512 MB de RAM (embora com taxas de trasferência mais baixas). Mesmo que nenhum detalhe tenha sido revelado pela Sony, a especulação é que o NGP, sucessor do PSP, conte essa mesma quantidade de memória.

Porém, vale lembrar que as versões anteriores do Nintendo DS também contavam com um hardware inferior, e nem por isso resultaram em fracassos. Apesar do PSP contar com uma capacidade gráfica melhor, a falta de títulos e inovação fez com que o portátil da Nintendo se tornasse o console portátil mais vendido da história, eliminando qualquer possibilidade de concorrência.

Além do Chipworks, outros grupos se dedicaram a desmontar o portátil para descobrir todos os detalhes sobre o hardware usado. Confira abaixo o vídeo postado no YouTube pelo usuário pimpmyconsole no qual todas as partes interiores do aparelho são mostradas:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.