Quanto tempo sua senha levaria para ser decodificada?

1 min de leitura
Imagem de: Quanto tempo sua senha levaria para ser decodificada?

Quanto tempo sua senha resistiria?

Fonte da imagem: The Book of Joe

Você já deve saber que a melhor forma de proteger suas contas de email e outros serviços online é utilizando senhas que misturem números, letras e símbolos. Mas você sabe o motivo disso? A principal razão para essa recomendação deve-se à facilidade de decodificação que programas especializados em decodificação encontram em casos de senhas muito simples.

Na tabela acima, você pode perceber que senhas que utilizam apenas números são as mais facilmente quebradas, pois há apenas 10 possibilidades para cada um dos caracteres inseridos. Com letras a história muda, pois além das 26 normais, há também as 26 em caixa alta. Misturando os dois tipos, a segurança é ainda maior.

Mas o melhor mesmo é misturar números, letras e também símbolos, pois a gama de possibilidades torna-se quase infinita. Enquanto senhas simples de 6 algarismos podem ser quebrada em apenas 10 minutos, senhas com nove caracteres misturados podem demandar 44 mil anos de trabalho.

Um dado assustador: estima-se que 50% da população mundial utilize senhas de apenas seis dígitos para proteger suas contas. Isso inclui: “qwerty”, “abc123”, “123456” e datas de nascimento.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.