Cirurgiões utilizam controle de Xbox para raio-X 3D de pacientes

1 min de leitura
Imagem de: Cirurgiões utilizam controle de Xbox para raio-X 3D de pacientes

Imagem capturada com o BodyViz

Fonte da imagem: BodyViz

Imagine utilizar um controle de Xbox para se movimentar pelo corpo de um paciente, enquanto visualiza imagens em 3D precisas durante um exame de raio-X. Essa é justamente a proposta dos criadores do software BodyViz, desenvolvido pela empresa de mesmo nome.

Atualmente sendo testado por cirurgiões do Reino Unido, o produto integra os tradicionais exames de raio-X com ressonâncias magnéticas (MRI) e tomografias, exibindo os resultados em imagens tridimensionais coloridas e com alta resolução. O controle de câmera é feito com um joystick de Xbox.

Os médicos podem utilizar o software para ampliar o zoom e visualizar possíveis patologias sem a necessidade de introduzir nenhum instrumento no corpo do paciente.  As imagens permitem destacar as cores para elementos específicos como tecidos, músculos e ossos.

A empresa agora busca clientes para o seu software, que está sendo vendido pelo preço de 4 mil libras. O BodyViz roda em um desktop comum e primeiramente foi utilizado na Universidade de Iowa, nos EUA. Atualmente, está em uso também no Hospital Metodista em Houston.

Outra possibilidade apresentada pelo software é a possibilidade de fazer simulações a partir de imagens pré-gravadas, tornando o aplicativo útil também para uso em sala de aula.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.