NFC estará presente no iPhone 5 e no iPad 2

1 min de leitura
Imagem de: NFC estará presente no iPhone 5 e no iPad 2

Novos rumores sobre a próxima geração dos aparelhos

Ao que tudo indica, a tecnologia NFC estará presente na próxima geração de dois produtos da Apple, o iPhone e o iPad. Segundo Richard Doherty do Envisioneering Group, os engenheiros de hardware da empresa de Steve Jobs estão trabalhando para tornar possível a utilização da tecnologia wireless nos novos aparelhos.

O que é NFC?

A Comunicação de Curto Alcance (Near Field Communication, em inglês) é uma tecnologia que torna possível a transmissão de dados entre aparelhos que se encontram a menos de 10 centímetros de distância um do outro.

Utilizando um intervalo pequeno de alta frequência, essa tecnologia wireless facilita a troca de informações entre aparelhos e aplicativos e é muito utilizada para a realização de pagamentos via celular, uma prática bastante comum em países como o Japão.

NFC é um wireless de alta frequência.

Na Apple

Por ser uma tecnologia que vem ganhando seu espaço e já é largamente utilizada no Japão, Richard Doherty acredita que a Apple irá mexer seus pauzinhos a fim de adicionar o hardware necessário para que os usuários de seus aparelhos possam dispor do NFC.

A ideia é possibilitar que o usuário utilize o saldo dos vale-presentes do iTunes e as informações de cartão de crédito que a Apple já possui de seus clientes para realizar pagamentos com o iPhone (ou iPad) em pontos de vendas que possuem a tecnologia.

O comentário da Apple a respeito do assunto foi de que a empresa está pensando em maneiras de atrair os usuários e tornar o uso do NFC interessante, como pontos e créditos extras que podem ser usados em outros serviços oferecidos pela companhia.

Mais do que pagamento

Não é a primeira vez que os rumores a respeito do NFC no iPhone 5 surgem. Segundo o Cult of Mac, a tecnologia permitiria que usuários do Mac pudessem transformar qualquer computador da Apple no seu Mac pessoal.

Novo iPhone
Fonte da imagem: Zol.

A ideia é simples. Como a troca de dados entre aparelhos via NFC é rápida e segura, cada usuários poderia carregar informações e dados do seu Mac pessoal no celular. Dessa maneira, quando você estivesse diante de outro aparelho compatível com NFC, bastaria solicitar o reconhecimento do dispositivo e todas as informações do seu Mac iriam parar em outro computador.

Ainda não se sabe exatamente como isso funcionaria, mas para criar algo realmente interativo e acessível a partir de qualquer máquina, certamente a computação em nuvens estará presente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.