A tecnologia das tendas que ajudarão as vítimas da chuva no Rio de Janeiro

2 min de leitura
Imagem de: A tecnologia das tendas que ajudarão as vítimas da chuva no Rio de Janeiro

Fonte da imagem: Divulgação/ ShelterBox

As chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos últimos dias resultaram na destruição de muitos domicílios. Para auxiliar a vida das milhares de famílias que perderam suas casas durante a tragédia, a ONG inglesa ShelterBox já começou a enviar para a área unidades das tendas usadas para auxiliar nos desastres do tsunami na Indonésia e do terremoto no Haiti.

Distribuídas em parceira com a Rotary Internacional, cerca de duas mil tendas devem chegar às regiões mais afetadas pelo temporal ainda esta semana. Cada uma possui capacidade para hospedar 10 pessoas e conta com equipamentos de sobrevivência e cozinha separada com utensílios como fogareiro, panelas, talheres e pratos.

Não é a primeira vez que as tendas são usadas no Brasil, já que a ShelterBox disponibilizou mil barracas para as vítimas das enchentes que destruíram parte de Pernambuco e Alagoas em 2010. Segundo o presidente da ONG no país, Conrado Orsatti, até hoje, várias famílias que não conseguiram se realocar em outros locais continuam usando as tendas como moradia.

Tecnologia contra desastres

Além da tenda para as famílias, todas as caixas enviadas pela ShelterBox contam com diversos utensílios que têm como objetivo facilitar ao máximo a vida de quem passou por uma catástrofe. Cada caixa conta somente com equipamentos novos, que são selecionados tanto pela durabilidade quanto pela praticidade e adequação à situação em que é necessária.

Fonte da imagem: Divulgação/ ShelterBox

O custo de fabricação médio é de US$ 1000, incluindo todos os materiais, embalagens, armazenamento e distribuição aos destinatários individuais. Como forma de garantir a transparência das operações e estimular doações (principal fonte de renda da ONG), cada caixa conta com um número de rastreamento que permite localizá-la facilmente em qualquer ponto do mundo.

Projetadas para suportar temperaturas extremas, as tendas possuem grande resistência contra ventos fortes e temporais. Feitas sob medida pela Vango, uma das maiores fabricantes de tendas do mundo, cada barraca possui várias repartições de privacidade que permitem aos beneficiários dividir o espaço disponível da forma que julgarem mais adequada.

Equipamentos variados

Dentro da caixa há vários equipamentos de sobrevivência, incluindo cobertores térmicos e isolamento impermeável para o solo.  Mosquiteiros são fornecidos para evitar transmissões de doenças como a Malária e a Dengue, e um sistema de purificação de água garante a saúde das famílias em casos de contaminação do sistema de abastecimento.

Fonte da imagem: Divulgação/ ShelterBox

O item principal da tenda é o fogão multicombustível, capaz de trabalhar com praticamente qualquer espécie de material. Em alguns casos, também é incluído um fogão à lenha, com o objetivo de facilitar a ferveção de água e preparo de alimentos.  No pacote, também estão incluídos panelas, talheres, taças, canecas e reservatórios de água.

Em cada barraca é incluído um pacote contendo livros infantis de desenhos, lápis e canetas. Segundo a ONG, o objetivo é proporcionar ao menos um momento de alívio para crianças que perderam todos seus brinquedos durante algum desastre.

Como forma de promover a autossuficiência, a caixa contém um kit básico com martelo, machado, serra, pá de escavação, cabeça de enxada, alicates e cortadores de fio. O objetivo é permitir que as próprias vítimas trabalhem no melhoramento de seu ambiente e, quando possível, reiniciem a construção das habitações que foram forçados a abandonar.

Até mesmo a caixa em si pode ser utilizada com uma grande variedade de objetivos. Como é leve e impermeável, os usos possíveis incluem um berço de bebê improvisado, local para guardar objetos pessoais ou até mesmo um modo adicional de armazenar alimentos e água.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.