Samsung desenvolve a primeira memória DDR4

1 min de leitura
Imagem de: Samsung desenvolve a primeira memória DDR4

Economizam energia e aumentam a economia

Fonte: reprodução do site oficial da linha green de memórias Samsung

A nova tecnologia para módulos de memória DRAM já está em desenvolvimento pela Samsung. O novo padrão DDR4 foi anunciado em documento oficial pela fabricante, que afirma usar a tecnologia de 30 nm no processo de construção dos novos componentes.

"A Samsung tem apoiado ativamente a indústria de TI com as memórias da iniciativa green, as quais são menos prejudiciais ao meio ambiente e inovam ao prover alto desempenho e requisitar pouca energia," afirma Dong Soo Jun, presidente da divisão de memórias da Samsung Electronics. "A nova DDR4 DRAM vai ampliar ainda mais nossa linha de memórias green, particularmente quando introduzirmos produtos de 4 gigabit (Gb) DDR4, os quais são baseados na próxima geração do processo tecnológico, voltado às aplicações gerais."

Os novos módulos DDR4 DRAM podem atingir taxas de transferência de dados de até 2.133 gigabits por segundo (Gbps) com tensão de 1,2V. Quando utilizadas em notebooks, as novas memórias DDR4 permitirão uma redução de até 40% no uso de energia, se comparadas aos módulos do padrão DDR3.

Segundo o documento oficial, as novas memórias utilizarão uma tecnologia semelhante ao que é encontrado em memórias de placa de vídeo. Este método permite que a memória DDR4 DRAM consuma apenas metade da energia utilizada pelas memórias DDR3 quando está lendo ou escrevendo dados.

A nova arquitetura empregada nas memórias DDR4 vai possibilitar um salto de 1,6 Gbps (das memórias DDR3) para 3,2 Gbps. A Samsung já criou um protótipo de 2GB que opera com a tensão de 1,2V. Este modelo para testes está sendo analisado por um fabricante de controlador, o qual deve fornecer resultados para a Samsung em breve.

A Samsung ainda informa que está trabalhando para garantir a padronização do padrão junto ao JEDEC — órgão que regulamenta e cria padrões para as principais tecnologias da área.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.