8 alternativas para armazenar e compartilhar as fotos das férias

5 min de leitura
Imagem de: 8 alternativas para armazenar e compartilhar as fotos das férias

Muitas pessoas quando saem de férias costumam tirar centenas de fotografias para eternizar os melhores momentos. A fotografia digital trouxe aos fotógrafos essa liberdade de explorar tudo o que estiver acontecendo, porém muitas vezes isso pode ser um obstáculo. Dá para imaginar o quão complicado pode ser compartilhar centenas de fotografias com todos os amigos.

E esse é um dos motivos por que foram criados os serviços de hospedagem e compartilhamento de imagens na internet, nos quais é possível criar álbuns para os seus eventos e colocar todas as fotografias rapidamente. Dessa forma, todos os seus contatos podem ver exatamente como estão sendo as suas férias, ou como a sua festa foi divertida.

Confira aqui uma seleção feita especialmente para você, com os melhores serviços de compartilhamento e hospedagem de fotografias para colocar as recordações das suas férias!

Flickr

Não existem dúvidas de que o Flickr é um dos compartilhadores de fotografias mais conhecidos e usados. Milhões de imagens estão hospedadas neste serviço do Yahoo, que está sendo sempre atualizado e melhorado.

Flickr

Postar fotos nele é muito fácil, e se você já possui uma conta do Yahoo é só entrar com o seu login e senha! Além disso, por ser um serviço superconhecido, é bem provável que alguns dos seus amigos o usem também. Isso torna o compartilhamento das suas imagens muito mais divertido, pois eles podem comentar e favoritar as suas fotografias.

Porém, com o anúncio do fechamento de vários serviços do Yahoo, como o Delicious, muita gente tem se perguntado se o Flickr não pode ser o próximo. É bem improvável, mas mesmo assim é bom saber que existem outros compartilhadores de imagens no mercado.

Picasa

O Picasa é outro consagrado serviço de compartilhamento de imagens, que pode ser acessado através da sua conta da Google. É nele que são hospedadas todas as imagens do Blogspot, portanto se você possui um blog nesse servidor, já é um usuário do Picasa também!

Picasa

Qualquer pessoa com uma conta da Google pode comentar as suas fotografias, o que é uma grande vantagem sobre outros serviços, pois os seus amigos podem dizer ali mesmo o que acharam das suas imagens, criando assim uma relação mais próxima entre vocês.

Porém, o Picasa não é perfeito e ainda peca bastante na forma como as imagens são mandadas para o site, uma a uma. Não existe ainda uma forma mais fácil para fazer o upload pela página do serviço, portanto é preciso ter um pouco de paciência.

Facebook

Apesar de não ser a sua função principal, os álbuns do Facebook são uma ferramenta bastante completa de hospedagem e compartilhamento de imagens. Se você já possui uma conta, pode criar um novo álbum e compartilhar o melhor das suas férias com os amigos agora mesmo!

Um ponto interessante é que os álbuns do Facebook podem ser acessados facilmente mesmo por pessoas que não possuem conta na rede social, diferente do que ocorre com o Orkut, por exemplo, que apesar de permitir acesso externo, tem essa ferramenta ainda bem limitada.

Facebook

A ferramenta de upload também colabora para que o Facebook esteja nessa lista. Você pode enviar várias imagens de uma só vez, e pode escolher se deseja que elas fiquem disponíveis em resolução alta ou baixa. Além disso, é possível fechar o álbum e deixar que apenas os seus amigos de verdade vejam as suas fotos.

Photobucket

Foi-se o tempo em que o Photobucket era apenas um serviço de hospedagem de imagens que seriam incorporadas, através de HTML, em outros sites e blogs. Hoje em dia, com um visual mais moderno e uma conexão com o Facebook, ele entra na briga com gigantes como Flickr e o Picasa.

Photobucket

O Photobucket agora é muito mais social, pois além de interagir diretamente com a sua conta do Facebook, você pode avisar os seus contatos do Twitter, MySpace e Messenger quando houverem atualizações, automaticamente! Outra vantagem é a possibilidade de personalizar a sua página com temas, deixando-a com o seu estilo!

SmugMug

Quase desconhecido no Brasil, o SmugMug é uma ótima alternativa para você colocar as fotos das suas férias na internet, com uma das melhores ferramentas de upload (basta apenas arrastar as imagens para a página) e um visual bastante elegante, com temas e cores para você personalizar todos os seus álbuns.

SmugMug

Além disso, o SmugMug possui um sistema de segurança e privacidade bastante aprimorado, contando com opções avançadas que protegem as suas fotos de serem roubadas por outras pessoas e que funcionam como um backup das suas imagens. O único problema é que ele é pago e não possui uma conta gratuita, apenas um período de testes, que dura 14 dias.

DPHOTO

Quem sabe uma das opções que, visualmente, mais se destaca, é o DPHOTO. “Minimalista” é uma boa palavra para descrever a aparência deste serviço, que conta com páginas limpas, sem anúncios e sem muitas cores. A navegação também surpreende, com um modelo em colunas, que tem se tornado bastante popular com a chegada do iPad.

Colunas no DPHOTO

Ele possui versões mobile para iOS e Android e os seus álbuns podem ser facilmente compartilhados através do Twitter. Outra vantagem é a conexão com o Google Analytics, ferramenta para medir o número de acessos registrado na sua galeria.

DPHOTO

Apesar de pago, os preços não são abusivos e variam entre 30 até 90 dólares por ano, dependendo do tipo de conta escolhido.

Yogile

Poucos formulários de inscrição são tão rápidos e fáceis quanto o do Yogile. Essa facilidade se estende para o resto do site, que, neste sentido, lembra um pouco o Tumblr. Mas a maior vantagem mesmo é que, ao contrário de outros serviços similares, os álbuns do Yogile são colaborativos. Isso é, os seus amigos podem adicionar rapidamente fotografias dos mesmos eventos em apenas um lugar, sem precisar nem criar uma conta no serviço.

Yogile

Isso faz aquelas promessas no estilo “Eu mando essas fotos depois...” bem mais fáceis de serem cumpridas! E é claro que, como administrador do álbum, você tem a liberdade de apagar qualquer foto postada.

O Yogile oferece compartilhamento via Twitter e Facebook, além de disponibilizar o código HTML pronto para que você possa incorporar os álbuns em qualquer outro site ou blog que você possua!

Phanfare

A última dica de compartilhador de fotos desse artigo é o Phanfare, outro serviço pago, porém cheio de funcionalidades atraentes. Além de possuir um visual atraente e de possibilitar conexão com o Facebook, Twitter e Flickr, o Phanfare permite criar subdomínios dentro do seu site, tem conexão com o iTunes para criação de slideshows com as suas músicas, e muito mais!

Phanfare

Cada um desses serviços tem o seu ponto forte, portanto escolha o seu preferido, separe as melhores fotografias e compartilhe em álbuns na internet todos os momentos felizes! Dessa forma os seus amigos poderão ter uma idéia de como foram as suas férias, além de poder comentar nas fotografias e colaborar mandando mais imagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.