Aplicativo calcula calorias de um prato baseado em fotos tiradas pelo celular

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo calcula calorias de um prato baseado em fotos tiradas pelo celular

A operadora japonesa Nippon Telegraph and Telephone Communications (NTT) desenvolveu um aplicativo para celular que promete ser a solução definitiva para quem não consegue manter-se dentro de uma dieta. A partir de uma fotografia tirada pelo aparelho, o programa é capaz de identificar o tamanho de uma porção e informar com precisão a quantidade de calorias presentes em um prato.

Aplicativos do tipo não são nenhuma novidade, mas em geral exigem que o usuário insira a maioria das informações por si próprio. Já o software desenvolvido pela NTT Communications é capaz de avaliar sozinho o formato e a cor da comida, comparando as informações obtidas com um banco de dados online, em que mais de 100 mil alimentos diferentes estão catalogados. O software registra até mesmo o tamanho das porções, ajustando a contagem de calorias para um resultado mais preciso.

Segundo um representante da NTT, o objetivo é permitir que as pessoas tenham maiores informações sobre a quantidade de calorias que ingerem para seguir mais estritamente suas dietas. A companhia, que acredita ser a primeira a apostar em aplicativo com tais características, atualmente realiza uma série de testes restritos ao Japão, com planos de lançar uma versão Beta pública em janeiro de 2011.

Até lá, a NTT vai se dedicar a ampliar seu banco de dados, incluindo alimentos típicos de outras culturas – atualmente, o software só atua de forma realmente eficiente em pratos japoneses tradicionais. Os planos para a versão final incluem a possibilidade de compartilhar com amigos a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, com direito a sugestões de menus e circuitos de exercícios para reduzir e queimar calorias.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.