Criado robô capaz de sobrevoar áreas de desastre e coletar informações precisas

1 min de leitura
Imagem de: Criado robô capaz de sobrevoar áreas de desastre e coletar informações precisas

Recentemente, militares japoneses exibiram um pequeno robô capaz de sobrevoar áreas de desastre e repassar informações em tempo real sobre o local. Com apenas 20 centímetros de diâmetro, ele possui sistema propulsor de alta velocidade e quatro asas – dessa forma, ele consegue planar e direcionar para qual direção está indo.

Para captar imagens confiáveis, conta também com câmeras de altíssima resolução. Além disso, conta também com um sistema de rastreamento GPS que possibilita a identificação do local com maior precisão. Contudo, o robô possui energia para ficar somente um máximo de tempo que varia entre 30 e 60 minutos.

No vídeo acima (em japonês) você confere o robô em funcionamento – nele também é possível notar que as imagens são enviadas diretamente para um notebook por meio de uma conexão sem fio. Segundo o Ministério da Defesa do Japão, a intenção inicial é utilizá-lo para monitorar áreas em que ocorrerem deslizamentos de terra, além de desastres naturais – como terremotos e erupções vulcânicas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.