Imagem no Street View causa processo contra Google

1 min de leitura
Imagem de: Imagem no Street View causa processo contra Google

Esta foto causou o primeiro processo ao Google Street View no Brasil. Fonte: Divulgação.

Esta foto causou o primeiro processo ao Google Street View no Brasil. Fonte: Divulgação.

O engenheiro mecânico Hevaldo Dias Duarte, residente em Belo Horizonte, entrou com um processo na 35ª Vara Cível de Belo Horizonte contra a Google Brasil, no último dia 13 de outubro. A solicitação é de que a empresa retire do serviço Google Street View uma imagem em que ele aparece, além de uma indenização de R$ 500 mil por danos morais.

Na imagem que gerou todo este imbróglio, Duarte aparece vomitando próximo a um telefone público. Uma das interpretações que se espalharam pela web é de que o indivíduo estaria embriagado e, por isso, havia vomitado.

O fato foi negado por Genoveva Martins de Moraes, advogada do engenheiro. Ainda de acordo com ela, seu cliente passou a ser motivo de riso após a divulgação da foto, tendo inclusive sendo advertido verbalmente pela empresa em que trabalha.

Para Moraes, o fato da imagem ter se espalhado rapidamente pelo Brasil e pelo mundo consolidou o dano. Além disso, ela alega que a empresa não borrou o rosto de seu cliente para manter sua privacidade e também que diversas solicitações para retirada da imagem foram feitas por meio do botão de denúncia disponível na página.

No final de setembro deste ano, estreava no Brasil o Google Street View. Em poucos dias já havia se tornado a nova sensação da web tupiniquim, exibindo fotos de rua de várias cidades brasileiras.

A Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.