Panorâmica noturna de Toledo é feita com mais de 3.000 flashes

1 min de leitura
Imagem de: Panorâmica noturna de Toledo é feita com mais de 3.000 flashes

Toledo iluminada por 3.000 flashes

Fonte da imagem: Caborian

A imagem acima não é resultado direto de manipulação fotográfica ou de técnicas avançadas de Photoshop. A criação desta fantástica imagem panorâmica de Toledo, na Espanha, foi obtida através da coordenação do trabalho de 50 fotógrafos que, armados de flashes portáteis, iluminaram todos os cantos da cidade.

A partir de uma proposta em um fórum online de fotografia, um grupo de membros da associação de fotógrafos de Toledo se reuniu para empreender a gigantesca tarefa de fotografar a cidade à noite, sem abusar dos recursos de tratamento e manipulação digital da imagem.

Antes de realizar a fotografia, muitos testes foram feitos, buscando compreender quais seriam as necessidades e dificuldades envolvidas no projeto. Afinal de contas, iluminar uma cidade de duzentos e trinta e dois quilômetros quadrados não é um trabalho simples.

Imagens usadas na composição final

Fonte da imagem: Caborian

Depois de coordenar os envolvidos no projeto, delimitar a maneira e a potência de utilização de cada flash individual e capturar um total de 1.200 fotos, incluindo testes, a equipe chegou a um arquivo final – composto via software ao longo de 9 horas – de 1,7 GB.

Para a composição, foram necessárias 27 camadas, 20 máscaras e 5 ações, o que, para uma cidade inteira, parece um número bem baixo, não é mesmo?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.