Ônibus híbridos chegam para reforçar as frotas de Curitiba e São Paulo

1 min de leitura
Imagem de: Ônibus híbridos chegam para reforçar as frotas de Curitiba e São Paulo

ônibus híbrido em teste

Fonte da imagem: Paraná-Online

 A Volvo, gigante sueca dos transportes, testa esta semana em Curitiba e em São Paulo o modelo 7700 Hibrid. O ônibus híbrido conta com dois motores, um movido a biodiesel e outro a eletricidade. Com isso, ele alcança uma economia de cerca de 35% de combustível e ainda gera 50% menos poluentes que os veículos normais.

O motor elétrico de 160 CV é usado para arrancar e movimentar o ônibus em velocidades inferiores a 20 Km/h, e é recarregado pela energia liberada nas frenagens. Já o motor a biodiesel, um 5.0 de 210 CV, entra em ação quando o Hibrid usa a terceira marcha e passa da velocidade estipulada.

O veículo híbrido custa em torno de 50% a mais do que os normais, mas segundo o presidente da Volvo Bus, isso se deve à falta de um sistema de produção em série. Ainda segundo ele, graças à energia economizada, o veículo consegue pagar seu valor em menos de seis anos.

Segundo os passageiros que testaram o híbrido, uma das principais diferenças notadas foi na questão do barulho, como mostra o vídeo acima. O 7700 já roda em várias cidades da Europa, e tudo indica que ele estará disponível em uma escala maior no Brasil até 2014, ou seja, em tempo para a Copa do Mundo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.