Os impactos do 5G no Brasil pelos próximos 5 anos

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Os impactos do 5G no Brasil pelos próximos 5 anos
Imagem: Shutterstock

Assim como aconteceu na transição das gerações passadas, a tecnologia 5G desperta a curiosidade das pessoas sobre os impactos que essa novidade terá em nossas vidas. Porém, diferentemente do que aconteceu com o 3G e o 4G, por exemplo, a quinta geração das telecomunicações promete transformações realmente revolucionárias.

Tudo isso graças às características do 5G, que vai oferecer, dentre outros benefícios, o seguinte:

  • Maior velocidade de transferência de dados (podendo chegar a 20 Gbps);

  • Tempo de resposta (latência) menor (de apenas 1 ms);

  • Maior capacidade de dispositivos conectados (até 1 milhão de aparelhos);

  • Conexões mais estáveis.

É claro que parece leviano simplesmente dizer que o 5G vai ser revolucionário sem mostrar como isso vai acontecer. É por isso que, com o apoio da Motorola – marca parceira no incentivo ao 5G no Brasil –, vamos listar alguns impactos profundos que essa nova tecnologia deve trazer para o nosso país nos próximos cinco anos.

Telefonia

Mulher usando 5gA área de telefonia deve ser ampliada com a chegada do 5G (Fonte: Shutterstock)

É difícil falar sobre a nova geração de telecomunicações sem esbarrar em telefonia. Afinal, esse é um dos segmentos que acaba empurrando a tecnologia a se desenvolver cada vez mais e é onde os impactos acabam sendo mais perceptíveis em um primeiro momento.

Com um pouco de esforço, é possível se lembrar da grande mudança que foi a chegada do 3G e do 4G no Brasil, especialmente no que diz respeito à internet móvel. Agora, pense neste mesmo impacto multiplicado, com pessoas podendo usar os seus dispositivos (smartphones, tablets, computadores e wearables) como se estivessem conectadas à banda larga fixa de suas casas.

Com a chegada do 5G, chamadas em vídeo e reuniões por videoconferência serão muito mais estáveis e poderão ser realizadas onde você estiver. Como resultado dessa mudança, o trabalho remoto (que já cresceu muito nos últimos meses) será ainda mais ampliado, além de aproximar ainda mais as pessoas que estão fisicamente distantes.

Saúde

Doutor usando o 5gDiversas inovações na área da saúde serão possíveis (Fonte: Shutterstock)

A medicina é outra área que precisou se adaptar muito nos últimos meses e as mudanças acabaram impulsionando várias inovações nesse segmento. A chegada do 5G vai potencializar ainda mais essas transformações, como na telemedicina, que deve se transformar em um padrão de atendimento e permitir o tratamento de problemas de saúde em uma escala nunca vista.

O 5G também deve trazer novas formas de monitoramento da saúde dos pacientes, mesmo à distância. Isso deve abrir a porta para diversas oportunidades de negócios, como a criação de aplicativos e dispositivos, mudanças nos planos de saúde e seguros (que poderão ser mais personalizados) e até na indústria farmacêutica.

A Inteligência Artificial (IA) também vai se beneficiar do 5G, e a saúde poderá tirar proveito dessa evolução. Diagnósticos mais precisos, cirurgias e procedimentos automatizados, e exames mais rápidos são apenas algumas das aplicações possíveis que veremos se tornar realidade nos próximos anos.

Mobilidade

Composto digital com luzesCidades inteligentes e carros autônomos serão possíveis graças à IA (Fonte: Shutterstock)

Há muito tempo tem se falado sobre carros autônomos e cidades inteligentes. Porém é com a chegada do 5G e sua revolução na tecnologia que essas tendências se tornarão uma realidade em nossas vidas.

A IA novamente tem um papel preponderante por aqui, especialmente por conta do aprendizado de máquina (ou machine learning, do termo em inglês). Isso significa que não estamos muito longe do momento em que poderemos entrar em um carro e ele nos levará para o nosso destino de forma totalmente automática.

Mas a questão da mobilidade também impacta outros aspectos de uma cidade inteligente. A expansão dos centros urbanos, a entrega de encomendas (com drones ou outros dispositivos autônomos), a organização do trânsito e até a realização de eventos podem ser profundamente impactados com a chegada do 5G no Brasil. Isso sem falar de nossas próprias casas, que estão se tornando cada vez mais conectadas.

Carreiras

Sombras e formasÉ esperada uma grande revolução em diversas carreiras da indústria (Fonte: Shutterstock)

Até agora temos falado sobre as transformações que o 5G deve trazer para alguns segmentos da nossa sociedade. Contudo, precisamos destacar o impacto que essa tecnologia deve ter sobre as carreiras, especialmente porque praticamente todas as áreas passarão por mudanças.

Nesse sentido, novas profissões já estão surgindo por conta do 5G, o que inclui carreiras ligadas à tecnologia (IA, segurança, desenvolvimento e outras), gestão (representantes e líderes de novas empresas), educação (professores online e preparadores), indústria (automobilística, farmacêutica, médica, ambiental e outras) e muito mais.

É lógico que todo esse processo também demanda um esforço por parte dos profissionais para se prepararem. Afinal, o 5G está aí para ser explorado e dominado por aqueles que querem ser os protagonistas dessa nova fase da história da tecnologia. Você já está pronto?

O 5G já é uma realidade

Tecnologia 5gO 5G já está entre nós (Fonte: Shutterstock)

Embora o tom deste artigo seja para os impactos do 5G nos próximos anos, é preciso dizer que essa tecnologia já é uma realidade em diversos países, incluindo o Brasil. Em nações como Arábia Saudita, Coreia do Sul, Taiwan, Canadá, Austrália, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, essa quinta geração das telecomunicações já está presente há algum tempo.

Por aqui, algumas regiões já contam com a tecnologia chamada 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing), um intermediário entre o 4G e o 5G. Mas o Brasil tem se preparado cada vez mais para essa tecnologia, especialmente porque a Anatel já aprovou o edital de licitação e as capitais devem ter cobertura 5G até 2022.

Também é preciso dizer que já há vários celulares com suporte ao 5G no Brasil. O destaque vai para os modelos da Motorola – empresa que tem incentivado a tecnologia por aqui –, como os mais novos smartphones da família edge, motorola edge 20 pro, motorola edge 20 e motorola edge 20 lite,  e também os demais modelos lançados entre 2020 e 2021, moto g100 5G, motorola edge, motorola edge+, moto g 5G plus e moto g 5G. Todos esses aparelhos estão prontos para receber o 5G em nosso país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.