Fabricante japonesa Lexus constrói o simulador de direção mais completo e divertido do mundo!

1 min de leitura
Imagem de: Fabricante japonesa Lexus constrói o simulador de direção mais completo e divertido do mundo!

Simulador de direção da Lexus

Fonte: Divulgação

Quem nunca sonhou em realizar testes em um simulador de direção, podendo dirigir para qualquer lugar e realizar qualquer manobra sem sair do lugar? Mas os equipamentos tradicionais vão ficar parecendo brincadeira de criança perto da grande novidade da Lexus: um simulador que caminha de verdade por trilhos em um ambiente tão grande quanto um estádio de futebol e que promete ser o mais avançado equipamento do tipo no mundo!

A fabricante japonesa de automóveis não economizou tecnologia ao construir o simulador e tudo foi pensado para que os testes realizados nele sejam os mais fiéis possíveis à realidade. O domo branco abriga um Lexus completo e é revestido internamente por telas em toda a sua circunferência. O motorista, dessa forma, pode olhar para qualquer lado e ter a sensação de total imersão no ambiente.

Mas o que mais impressiona mesmo é o exterior. O funcionamento dos trilhos no imenso hangar é uma obra de arte da engenharia, podendo mover o carro em qualquer direção. Além de ir para frente e para trás, o domo se move ao mesmo tempo em outro eixo em trilhos para qualquer um dos lados e pode se inclinar, dando a sensação de velocidade de até 299Km/h sem qualquer risco de acidentes. O vídeo de apresentação do equipamento deixa bem clara a grandeza dele.

O risco zero em condições extremas, alias, é o que mais motivou a construção do gigantesco equipamento. Os pesquisadores e engenheiros pretendem realizar testes em todos os tipos de situações, como com pessoas sonolentas ou mesmo embriagadas e comparar com testes realizados com motoristas sãos. É possível controlar os testes para que um grande número deles seja realizado com exatamente o mesmo cenário e todos os mesmos riscos simulados. Os resultados obtidos podem ser usados para construir carros mais seguros e que atendam completamente às necessidades dos usuários.

A melhor notícia para quem gostou do gigante da Lexus é que, conforme dito por Paul Williamsen no vídeo de apresentação do simulador, as pessoas selecionadas para os testes serão cidadãos comuns. Ou seja, está afim de dar uma voltinha? Basta viajar para o Japão e torcer para ser um dos escolhidos!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.