Arquitetos franceses propõem um modelo de delegacia mais humano e ecologicamente correto

1 min de leitura
Imagem de: Arquitetos franceses propõem um modelo de delegacia mais humano e ecologicamente correto

O escritório francês de arquitetura Negroni Archivison mostra um modelo de delegacia de polícia totalmente diferente do que conhecemos.

O conceito do projeto é, antes de tudo, oferecer um novo modelo de prédio administrativo aberto à sociedade, sem esconder as mazelas inerentes. A delegacia é aberta a qualquer cidadão, porém separa o tráfego de pessoas em três centros: público, equipe e detentos.

O projeto é flexível no sentido de escala e adaptação a qualquer necessidade geográfica, ecológica e social, seguindo à risca diretrizes que visam reduzir a emissão de gases poluentes.

De-Lego-acia

A estrutura do projeto é moderna. Ela suporta diferentes módulos, como um Lego mesmo, montado para diferentes necessidades e especificações. Cada módulo conta com teto verde, plantas e receptores para transformar a luz solar em energia.

Projeto da Delegacia ecologicamente correta.Imagem: Negroni-Archivision

Os módulos são pré-fabricados e montados no local, adicionados à parte central da construção. O esquema “Lego” de montar, apesar de engenhoso, é considerado simples pelos arquitetos, flexível e economiza tempo durante a construção.

A fachada do prédio tem três “cascas” distintas. A primeira, na parte de baixo, é de metal para evitar danos em casos de violência, especialmente em áreas de risco. A segunda, no meio, é feita de um tipo de madeira que peneira e filtra a luz de acordo com a hora do dia. Orientados por sensores meteorológicos, essa camada muda de acordo com a hora, temperatura e velocidade do vento.

Já a camada mais acima é translúcida e tem elementos fotovoltaicos para transformar a energia solar em elétrica e assim abastecer a instalação. Curiosidade: as camadas responsáveis pela captação da luz se movimentam para aproveitar o Sol ao máximo.

Quando as camadas se fecham, cria-se uma espécie de duto de ventilação natural que ameniza o calor, o que torna desnecessário o uso de ar condicionado, por exemplo.

Camadas que movimentam para absorção da luz solar.Imagem: Negroni-Archivision

Evitando esbarrões

O estacionamento da delegacia pode ser externo ou subterrâneo e ele dá acesso direto à área de custódia, minimizando assim o tempo de deslocamento de uma pessoa potencialmente perigosa.

Três elevadores no jardim separam visitantes, cidadãos, encarcerados, vítimas e qualquer outra pessoa que queira registrar um BO (Boletim de Ocorrência) sem que uma esbarre na outra, evitando encontros indesejados.

O Centro de Comando fica no pátio, visível para todos, em um ponto onde todas as outras áreas ficam facilmente acessíveis.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.