Pesquisadores criam tela com alta resolução e baixo consumo de energia

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores criam tela com alta resolução e baixo consumo de energia

A criação de um novo tipo de tela de cristal líquido capaz de utilizar a luz ambiente para reduzir o consumo de bateria foi anunciada por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos EUA, e das empresas Gamma Dynamics, Dupont e Sun Chemical, liderados pelo cientista Jason Heikenfield.

O dispositivo, chamado "e-Design", dispensa a utilização de luz interna e utiliza uma tecnologia eletrofluida, capaz de exibir imagens rápidas e brilhantes. Basicamente, seria a união perfeita entre as tecnologias dos celulares, com imagens bonitas e de boa definição, com a dos e-readers, que consomem pouca energia.

Nova tecnologia de display deve chegar ao mercado em três anos
Imagem: Divulgação / Universidade de Cincinnati

A tela utiliza duas camadas de líquidos atrás do display, uma de óleo e outra com uma espécie de tinta colorida. Entre elas, estão eletrodos reflexivos, que funcionam como espelhos e refletem a luz ambiente na tela. Uma única carga elétrica abastece o movimento dos fluidos que criam a imagem visualizada pelo usuário.

O trabalho levou sete anos para ser concluído e já foi enviado para ser patenteado. De acordo com os pesquisadores, a tecnologia deve levar três anos para chegar ao mercado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.