Como recuperar cartões de memória molhados

1 min de leitura
Imagem de: Como recuperar cartões de memória molhados

Uma das grandes vantagens dos cartões SD e mini SD é o seu tamanho. Em um espaço reduzido, os cartões armazenam muitos gigas de informação, poupando o usuário de carregar acessórios pesados ou em grande quantidade.

Porém, quanto menor eles se tornam, mais despercebidos ficam e, com isso, é natural que eventualmente acidentes aconteçam. Um dos mais comuns é o de derrubar líquidos sobre os cartões ou, até mesmo, derrubar o cartão inteiro dentro de um copo de água ou café.

Felizmente, na maior ia dos casos é possível sim recuperar o cartão molhado e, consequentemente, todas as informações disponíveis dentro dele. O segredo é mais simples do que você pode imaginar e qualquer um pode fazer.

Salvando um cartão

Para realizar essa experiência, optamos por um cartão SD de 2 GB. Antes de tudo, carregamos ele com diversos tipos de arquivos, como indicado na foto abaixo.

Arquivos carregados no cartão de memória

Em seguida despejamos sobre o cartão um copo de água e também um pouco de refrigerante Note que o cartão fica submerso, dando a impressão de perda total.

Calma, não se desespere! Ainda há salvação.

O primeiro passo é não entrar em pânico. Cuidadosamente retire os cartões de memória do meio da água e agite-os para retirar a água em excesso.

Cartão molhado!

Após isso não utilize papéis descartáveis, toalhas ou nenhum outro componente que agrida os condutores. Coloque-o na palma de sua mão e, com um secador de cabelos, ventile o cartão até que ele fique aparentemente seco.

Utilize o secador apenas com ar frio!

Importante: utilize apenas ar frio durante o processo. Utilizar ar quente pode significar a perda definitiva de dados e você corre o risco de ver o cartão derreter em suas mãos.

Depois que ele estiver completamente seco, coloque-o novamente no leitor.

Feito isso, aguarde pelo menos uns 10 minutos para que ele seque bem. Insira o cartão novamente no seu computador ou celular e pronto. Se tudo deu certo ele deve estar funcionando outra vez. Simples, não é mesmo?

Você já teve acidentes como esse com seus cartões de memória? O procedimento descrito acima funcionou com você? Participe deixando o seu comentário.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.