O computador perfeito por apenas 100 mil reais

10 min de leitura
Imagem de: O computador perfeito por apenas 100 mil reais

Há algum tempo elaboramos um artigo inusitado para os entusiastas babarem em uma configuração que tinha o preço médio de 15 mil reais. Citamos naquele texto que existe a possibilidade de montar um PC com um valor muito superior, algo próximo de 100 mil reais.

Para nossa surpresa muitos usuários postaram comentários requisitando a criação de um novo artigo, o qual demonstrasse a lista de componentes deste “supercomputador”. E hoje temos o prazer de mostrar uma possível configuração dos sonhos por um preço exorbitante.

Antes de começar a relatar as placas e itens do nosso PC ideal, vale salientar que este artigo é meramente demonstrativo e a escolha dos componentes procedeu de maneira minuciosa. Isso não significa que todos os consumidores que tenham em mente um PC de alto valor devam escolher estas peças, afinal de contas, tudo pode ser alterado.

Os processadores mais rápidos do mundo!

AMD Opteron - Potência ao máximo!O processo de construção de uma máquina sempre deve começar pelo processador, pois tudo vai depender das tarefas a serem realizadas e do preço desejado. Como nosso orçamento permite esbanjar, podemos optar pelo que há de melhor: AMD.

A AMD tem participação reduzida no mercado dos processadores, porém tem seu trunfo em algumas áreas específicas. O ramo corporativo é um dos campos em que ela mais se destaca, isso porque oferece soluções de alto desempenho por preços acessíveis — e acredite, quando falamos em “acessíveis” significa alguns milhares de dólares.

Os processadores dedicados às máquinas-servidores são os famosos AMD Opteron, que contam com muitos núcleos e grande quantidade de memória cache. O modelo mais recente impressiona por ter grande poder de fogo e consumir pouca energia, um detalhe importante para nossa configuração que requisitará uma fonte potente.

A Intel também possui CPUs para servidores (os Xeons), porém achamos melhor optar pela construção de um PC com AMD, visto que diversos outros computadores de alto desempenho também usam (e comprovam a eficiência) o fantástico AMD Opteron 6174. Com um total de doze núcleos, 12 MB de cache L3, frequência de 2,2 GHz e tecnologia de 45 nm, a CPU da AMD tende a ser perfeita para qualquer atividade.

AMD Opteron Magny Cours - 12 núcleos e muito poder!

É importante salientar ainda que o Opteron 6174 trabalha com grandes quantidades de memória RAM (algo em torno de 32 GB – valor máximo para cada processador). O preço? Bom, considerando toda a configuração interna deste monstro, até que os 1,4 mil dólares cobrados não são caros. Detalhe: nosso supercomputador terá dois processadores AMD Opteron 6174.

Uma placa-mãe para suportar os possantes

Escolher processador não é tão difícil, mas encontrar uma placa-mãe que tenha capacidade de trabalhar com 2 Opterons é um pouco complicado. E quando estamos falando de consumidores comuns, não há como indicar marcas de placas desconhecidas (como é o caso de algumas placas fabricadas especialmente para servidores).

Depois de muito procurar por um modelo de alta qualidade, encontramos a ASUS KGPE-D16, que é apropriada para suportar dois processadores com soquete G34. Com oito slots de memórias dedicados para cada CPU, essa placa tem capacidade para utilizar até 256 GB de memória RAM (dividas entre os 16 slots).

Alta potência por um baixo custo

Nota: esta placa possui 4 slots PCI-Express x16, mas possui limitações de velocidade (alteração automática para velocidade x8) em um dos slots quanto há três placas instaladas.

Apesar de ser muito boa, a KGPE-D16 não tem placa de som, portanto é necessário adquirir um Hub USB e uma placa de som externa para ter alta qualidade sonora. O Hub fica por sua conta, afinal é um produto barato e que pode ser encontrado no Brasil. O GWC AA1570 é um dispositivo externo para você conectar em uma porta USB. Com sete canais de áudio e entradas óticas, esta “placa de som” é muito interessante, ainda mais que custa apenas 50 dólares.

Memória para rodar tudo e mais um pouco

Como vimos, o Opteron é um processador que está pronto para realizar tarefas pesadas, mas sem uma boa quantidade de memória não há como executá-las. O maior problema em tentar encontrar pentes de memória de alta capacidade está na baixa comercialização deste tipo de componente.

Geralmente, os módulos de memória DDR3 são vendidos com tamanhos de até 4 GB (cada pente), o que significa que seria possível instalar o máximo de 16 GB  para cada processador. Não satisfeitos com essa possibilidade, pesquisamos pelos melhores sites de compra por kits de memória que trouxessem o máximo possível.

Encontramos no site NewEgg um kit da WINTEC, que traz três módulos de 8 GB, totalizando 24 GB de memória RAM do tipo DDR3. A velocidade deste modelo é 1333 MHz, sendo perfeita para operar em conjunto com os dois processadores. O preço de cada kit é 870 dólares, de modo que comprando quatro temos o montante de 3480 dólares e incríveis 96 GB de memória! Vale lembrar que dois slots ainda ficarão livres na placa mãe para uma atualização futura.

Módulo Wintec de 8 GB

Espaço de sobra e velocidade inacreditável

Como conseguir um disco rígido que forneça ótimo desempenho para trabalhar com tal configuração? Nem mesmo um disco Sata III teria velocidade boa o suficiente, mas como nosso limite é alto, podemos optar por uma solução radical: um disco SSD (disco de estado sólido) para PCI-Express.

É possível que você até desconheça a existência de tal produto, pois ele não existe no Brasil e mesmo nos EUA custa um valor que possibilita adquirir diversos outros SSDs. O OCZ Z-Drive m84 tem capacidade de 512 GB (um valor bem baixo comparado aos HDs de 2 TB), porém como a instalação do dispositivo é efetuada diretamente no slot PCI-Express, a velocidade aumenta para 870 MB/s (mais do que o dobro disponível nos discos Sata III).

Para ter uma ideia do desempenho desse disco monstro, basta comparar a quantidade de memória buffer, que no OCZ Z-Drive é de 256 MB (enquanto que discos comuns contam com no máximo 64 MB). O preço desse SSD é de "apenas" 1,7 mil dólares (item mais caro do que o processador).

Velocidade é tudo com o OCZ Z-Drive m84!

Como o espaço do Z-Drive é reduzido, optamos por incluir outros SSDs na configuração do PC. Evidentemente, não podemos inserir outros modelos da OCZ que sejam instalados nos slots PCI, afinal de contas, temos de reservar lugar para as placas de vídeo.

Como os SSDs são o futuro, buscamos por modelos de 512 GB para aumentar o espaço de armazenamento e o melhor modelo encontrado foi o Kingston SSDNow V+ Series SNVP325. Os 512 GB desse disco não são muito interessantes, mas como a placa-mãe possui muitos conectores SATA, basta adquirir cinco discos desses, o que resulta em 6,6 mil dólares.

Placas de vídeo para rodar tudo o que você quiser

Nosso supercomputador pode ter dois tipos de foco: games 3D ou alto desempenho. Quem tem interesse na jogatina tridimensional deve partir para a aquisição de placas da NVIDIA. Obviamente optamos pelo melhor modelo: a GeForce GTX 480. Escolher a placa de vídeo é uma tarefa complicada, pois existem diversas marcas que montam placas e apresentam bons resultados.

Entre diversas opções, a GTX 480 da ECS chama atenção, pois a marca já tem ótima fama com processadores NVIDIA e em muitos testes apresenta ótimos resultados. A NGTX480 conta com 1536 MB de memória RAM do tipo GDDR5, além de ser totalmente compatível com o DirectX 11 e possuir suporte para a tecnologia PhysX.

ECS NVIDIA GTX 480

Essa placa não é barata, mas é um dos poucos componentes que pode ser adquirido no Brasil. O preço de 1,5 mil reais não parece muito, mas quando multiplicamos por três, temos o gasto total com o poder do PC para jogos. Desse modo, se nosso PC tiver NVIDIA, o gasto total será de 4,5 mil reais!

Se você acha que é melhor usar placas da AMD, então se prepare para um absurdo em desempenho. A Radeon HD5970 é a placa mais potente que a fabricante disponibiliza para jogos, mas isso não significa que vamos optar por tal modelo. A placa indicada para o melhor desempenho é a ASUS Ares, que conta com dois processadores gráficos AMD Radeon HD5870.

ASUS Ares

Com 4 GB de memória RAM do tipo DDR5, a Ares tem mantido a fama de placa mais poderosa da atualidade. O poder de processamento é justificado no preço, por isso quem prefere usar essa placa deve estar ciente que o valor é 1,2 mil dólares. Sendo assim, o custo final de uma configuração com três placas ASUS Ares é de 3,6 mil dólares.

Detalhe: para nossa configuração optamos pelo conjunto de placas da AMD.

Fonte de energia infinita

Projetar um computador com tantos componentes gera um sério problema na hora de adquirir uma fonte. Até mesmo as mais potentes acabam sofrendo para fornecer toda a energia requisitada pelos itens de hardware de um supercomputador como o que estamos montando.

Como todo o restante do nosso PC, a fonte não pode ser adquirida no Brasil, porque o modelo em questão não é comercializado aqui, visto o exagero no fornecimento de energia. Assim como o PC que montamos no valor de 15 mil reais, o computador de hoje necessitaria de uma fonte de 1200 W.

Fonte perfeita para os melhores PCs

A Thermaltake W0133RU é a mais indicada para nossa configuração e custa em média 400 dólares. Importar tal produto possui alguns poréns, como a cobrança de impostos e ainda a conversão do dólar para real. Sendo assim, o preço final desta fonte deve chegar facilmente a 1,5 mil reais.

Gabinete

Já escolhemos os dispositivos internos, o que nos gera um novo problema: onde colocar tudo. Existem muitas marcas boas de gabinete, mas quando o assunto é servidor, temos uma pequena complicação. Pesquisamos algumas marcas e modelos, mas é evidente que a compra depende do seu gosto.

Vale salientar que o gabinete não pode ser escolhido apenas pelo visual, sendo que é importantíssimo averiguar o espaço interno e o sistema de ventilação que ele possui. Sendo assim, as opções ficam bem limitadas e os preços são um bocado elevados.

O gabinete que encontramos e possivelmente será perfeito é o Antec Titan 650. Este gabinete é compatível com placas-mãe do tipo EATX e SSI, o que o torna ideal para servidores. O custo é razoável, sendo um dos itens mais baratos de nossa lista, o Titan 650 tem seu preço estabelecido em 210 dólares.

Enorme e com ventilação apropriada

Uma tela para você jogar, assistir e entrar no 3D

Tanto poder não pode ser desperdiçado na hora de escolher uma boa tela. Como os monitores atuais ficam restritos ao tamanho de 30 polegadas, indicamos a compra de uma tela de LED.  A Samsung LED 3D Class 9000 impressiona em diversos recursos e por isso é a mais indicada para quem quer o máximo de qualidade.

Esse modelo de 55 polegadas vem com óculos 3D, tem resolução Full HD, permite usar aplicativos, tem espessura reduzida (menos de 1 cm) e ainda conta com uma infinidade de recursos. O design impecável vale os 6 mil dólares, mas novamente temos o problema de que não há como adquirir o produto no Brasil — e quando houver disponibilidade aqui, prepare-se para gastar 15 mil reais.

Qualidade ao extremo

Itens finais

Estamos chegando ao fim de nossa configuração, mas falta escolher o mouse, o teclado, os fones de ouvido e o home theater. Existem diversas marcas boas para tais acessórios, contudo vamos nos restringir a duas marcas específicas: Logitech e Razer.

A Logitech oferece o mouse MX Revolution, o qual possui sete botões, trabalha com a tecnologia Laser e utiliza o sistema Bluetooth. Este mouse custa aproximadamente 500 reais, mas com certeza é um produto que vale cada centavo.

Mouse da Logitech

A Razer comercializa o teclado Lycosa Mirror por aproximadamente 400 reais. Este teclado possui iluminação azul, um painel com botões sensíveis ao toque e teclas programáveis para executar as tarefas favoritas do usuário.

Para concluir, não podemos  nos esquecer de dar atenção especial ao som do nosso supercomputador. Apesar de a placa de som ser do tipo USB, não poderíamos deixar de recomendar um home theater de qualidade. Sendo assim, o Onkyo S9300 é o mais indicado, pois tem certificação THX, 7 canais e a incrível potência de 1200 W. Detalhe: ele custa apenas 1,1 mil dólares.

Simplesmente o melhor!

Os vizinhos reclamam do barulho? O fone Megalodon da Razer vai colocar você dentro dos filmes e jogos! Com 7.1 canais e um dispositivo externo para amplificar o áudio, o Megalodon é a melhor opção para quem tem ouvido exigente. Este fone pode ser adquirido por 700 reais.

Finalizando as compras

São tantos componentes que fica até complicado fazer as contas dos gastos totais. Vamos rever todos os componentes e preços na tabela abaixo:

Quem sabe no futuro esta configuração custa menos...

Nota: os preços foram convertidos considerando que cada dólar vale dois reais. Além disso, aplicamos impostos diversos, o que resulta no dobro do custo dos produtos. Os valores variam conforme

Dê sua opinião

Sabemos que uma configuração dessas é tão rara, que pode ser considerada utópica. Apesar disso, elaboramos o artigo apenas para fazer uma simulação de um possível PC que poderia ser adquirido por um milionário. Você gostou do supercomputador? Esperamos seu comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.