Descoberta chave que permite desbloquear proteção contra cópias do Blu-ray. Será mesmo?

1 min de leitura
Imagem de: Descoberta chave que permite desbloquear proteção contra cópias do Blu-ray. Será mesmo?

Os discos de Blu-ray contam com uma chave de criptografia chamada HDCP. Ela garante a proteção contra cópia dos vídeos em alta definição contidos nos discos de grande capacidade como o Blu-ray. Porém, parece que esta segurança está com os dias contados.

Durante a semana uma chave-mestra foi postada na internet e rapidamente dissipada no Twitter,  prometendo quebrar permanentemente o sistema de segurança HDCP. Caso seja verdade, teoricamente seria possível fazer cópias de discos Blu-ray sem problema algum, além de permitir a gravação de conteúdo em alta definição exibido na televisão, por exemplo.

Blu-Ray destravado?

Para entender um pouco melhor

HDCP é um protocolo de segurança criado para proteger dados que trafegam por cabos DVI e HDMI. A ideia por traz da tecnologia HDCP é não permitir que filmes, seriados e outros dados de vídeo sejam gravados enquanto passam na televisão, por exemplo.

Uma vez quebrado o protocolo de proteção, o conteúdo passa a ficar desprotegido, permitindo que qualquer pessoa faça cópias de discos Blu-ray ou grave o conteúdo de alta definição exibido pelas emissoras de televisão. Uma dor de cabeça e tanto para Hollywood.

Como a chave foi encontrada?

Os rumores na internet começaram depois que a chave-mestra foi postada em um blog na internet e rapidamente ganhou o mundo das redes sociais. O Twitter foi um dos principais veículos de disseminação da novidade.

Na rede mundial de computadores, a chave está sendo descrita como “uma matriz 40 x 40 de números hexadecimais de 56 bit”. Até onde se sabe, não há como saber quem criou o crackeador para o HDCP, como ele funciona ou se realmente funciona.

Blu-Ray

Segundo Scott Crosby, que publicou um relatório falando a respeito das vulnerabilidade do HDCP 1.0, não é nenhuma surpresa que alguém tenha conseguido criar uma chave para desbloquear os códigos de segurança. Ainda de acordo com Crosby, bastam os códigos individuais de 40 aparelhos (televisões, monitores, cartões de memória) para que uma chave-mestra possa ser criada.

Funcionando ou não, esse rumor sobre a quebra do HDCP certamente vai fazer muito barulho na internet pelas próximas semanas e também deixar as produtoras de filme preocupadas. O jeito é aguardar para ver se esta chave é realmente tão poderosa quanto aparenta.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.