Tecnologia ajuda os motoristas a encontrar uma vaga no shopping

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia ajuda os motoristas a encontrar uma vaga no shopping

Um shopping em São Paulo promete acabar com o tempo perdido em busca de vagas no estacionamento. O MorumbiShopping é o primeiro do Brasil a adotar um sistema que utiliza sensores e luzes de LED em seu  estacionamento, já usado na Europa e Estados Unidos. Isso significa menos dor de cabeça para os clientes e mais tempo para aproveitar o que o passeio tem de melhor.

Posicionados sobre as vagas,  cada sensor detecta a presença de veículos e acende uma luz vermelha, indicado que o espaço está ocupado. Quando o carro se retira, o aparelho faz a leitura e aponta o local como vago, acendendo então uma luz verde. Isso facilita a visualização dos motoristas, já que a localização pode ser feita visualmente a uma grande distância.

Vagas com sensores luminosos.

Também há painéis indicativos espalhados na entrada e em demais setores do estacionamento. Eles fazem a contagem de vagas disponíveis em cada setor e apontam ao motorista onde encontrá-las. Da mesma forma, o sistema ajuda a administração do shopping a fazer um mapa de ocupação e o controle do fluxo de veículos.

Painéis apontam para as vagas.

As vagas para idosos, além de receberem uma coloração diferenciada para o sensor (azul), contam com alto-falantes. Ao estacionar em um espaço reservado, o motorista é lembrado que deveria ser um cliente preferenciaal, evitando que espertinhos usufruam do direito de outros.

O sistema de sensores já se encontra em operação em boa parte do estacionamento do shopping e deve ser implementado em todas as 1617 vagas cobertas até o final deste mês. Por utilizarem lâmpadas LED de alta eficiência, todo o estacionamento do shopping consome menos energia do que um secador de cabelo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.