Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

2 min de leitura
Imagem de: Monte imagens ISO diretamente pelo pendrive

É muito prudente criar cópias de segurança de seus discos. Melhor ainda é deixar a cópia original muito bem guardada e utilizar somente a ISO para evitar acidentes. Mas para usufruir do conteúdo que você extraiu na forma de imagem, você precisa gravá-lo em um disco ou instalar um programa no computador capaz de emular discos virtuais, certo?

Não! Hoje você vai aprender a emular imagens ISO direto pelo pendrive. Mesmo em computadores de terceiros, com o Virtual CD-ROM Control Panel você só precisa carregar seu pendrive ou HD externo.

Por que utilizar imagens?

O que é mais prático, carregar uma pilha de CDs e DVDs ou um único dispositivo móvel? Um HD externo pode carregar a imagem de dezenas de filmes em alta definição ou até centenas de CDs. Também é uma ótima maneira de compactar seus arquivos e organizá-los de maneira eficiente.

Assim, você executa apenas a imagem que estiver utilizando e não precisa se deparar com uma lista de pastas desnecessárias. Contar com um emulador de drives portátil é ideal para utilizar as imagens em diversos computadores diferentes. Além de dispensar as configurações de qualquer programa do gênero, tudo o que você precisa cabe em seu bolso.

Pré-requisitos:

Um pendrive ou HD externo. Embora o programa que utilizaremos seja extramente leve, recomenda-se que seu dispositivo tenha capacidade suficiente para abrigar as imagens dos discos que você pretende utilizar.

Para fazer a emulação, utilizaremos o Virtual CD-ROM Control Panel, disponível no Baixaki através do link abaixo:

Baixar o Virtual CD-ROM Control Panel.

Embora apontado para Windows XP, ele funciona em qualquer versão do desde Windows 2003. Após o download, extraia seu conteúdo para dentro de uma pasta qualquer do seu dispositivo móvel.

Faça você mesmo

Dentro do diretório onde o Virtual CD-ROM Control Panel foi descompactado, você encontra os seguintes arquivos:

  • 1- Arquivo de texto com informações sobre o programa, sem qualquer interesse para nosso processo.
  • 2- Este é o executável do programa.
  • 3- Driver necessário para a emulação dos drives virtuais.

Para iniciar o programa, rode seu executável (2). Não se esqueça de usufruir dos privilégios de administrador. Ao utilizar o Windows 7 ou Vista, clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione a opção “Executar como Administrador”.

Dentro da janela do programa, selecione a opção “Driver Control” e, dentro dela, clique na opção “Install Driver”. Aponte então para o arquivo de instalação (3) onde o programa foi extraído.

O driver precisará ser adicionado a qualquer máquina em que você deseja emular as imagens. Se quiser, o mesmo pode ser removido ao final do processo através da opção “Remove Driver”. Finalmente, não se esqueça de clicar em “Start” para iniciar o ambiente de emulação. É natural que esta etapa demore um pouco.

A partir de agora, tudo que você precisa fazer é adicionar novos drives virtuais em “Add Drive” e então emular os discos em “Mount”. Antes de emulá-los, não se esqueça de escolher um drive. É possível adicionar várias unidades de uma só vez, lembrando que elas também podem ser acessadas pelo Windows Explorer.

Gostou da dica? Não deixe de opinar e enviar sua sugestão para o Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.