GM EN-V: veículo elétrico que dirige sozinho será perfeito para andar nas megalópoles do futuro

1 min de leitura
Imagem de: GM EN-V: veículo elétrico que dirige sozinho será perfeito para andar nas megalópoles do futuro

No World Auto Expo 2010, realizado em Xangai, a General Motors (GM) realizou demonstrações com o EN-V: um veículo elétrico conceitual capaz de realizar manobras sem o auxílio de um motorista.

Nessa demonstração, o modelo percorreu trajetos com e sem obstáculos, mostrando grande habilidade para prever e desviar de empecilhos inesperados pelo caminho – graças à tecnologia de estabilização dinâmica. Disponível em três versões – “Miao” (Magia), “Jiao” (Orgulho) e “Xiao” (Risada) –, o EN-V conta com uma bateria de íon-lítio de 3,2 KWh e um motor elétrico de 18 KW.

O veículo não precisa de alguém o controlando para diversas manobras devido ao fato de já vir equipado com GPS, sensores de veículos e sistemas de comunicação wireless e veículo com veículo – isto é, com isso ele sabe onde está e identifica os veículos ao seu redor, devido à comunicação entre ambos.

O EN-V

Divulgação/General Motors

Segundo o presidente da GM China Group, Kevin Wale, por meio de um novo modelo de carro que converge eletrificação e conectividade, o EN-V oferece a promessa de eliminar o congestionamento das grandes cidades, assim como acidentes de trânsito e a emissão de gases poluentes.

O evento dura até 31 de outubro e os visitantes que forem ao pavilhão SAIC-GM terão a oportunidade de dirigir os EN-Vs. No entanto, é possível imaginar que eles não estarão disponíveis no mercado tão cedo: o tema do pavilhão no qual o “test drive” ocorre é “Drive to 2030” (Dirija até 2030), ou seja, ainda há muitos anos pela frente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.