Asus aposta em tecnologia híbrida para a próxima geração de computadores

2 min de leitura
Imagem de: Asus aposta em tecnologia híbrida para a próxima geração de computadores

Como você imagina que será o computador do futuro? Aqui no Baixaki você já viu várias propostas apresentadas por empresas na tentativa de fazer com que seu modelo se transforme na realidade que usaremos em alguns anos. Mesmo que muitos deles nem sequer saiam do papel, esses conceitos servem para dar uma pequena amostra daquilo que nos espera para a próxima geração de computadores.

Um exemplo disso é a linha Waveface, uma das apostas da Asus como tendências da próxima década. Com ênfase em mobilidade e computação em nuvens, os aparelhos surpreendem tanto pelas funções apresentadas quanto pelo design, e o Waveface Light é um dos que mais chama a atenção pela sua praticidade.

Waveface Light

Netbook ou tablet? Os dois!

O grande destaque do Waveface Light é o fato de unir as características dos dois aparelhos para a criação de um dispositivo híbrido em que o usuário alterna de formato com extrema facilidade. Com apenas um toque, seu netbook se transforma em um belo tablet.

Feito quase que inteiramente de uma tela OLED sensível ao toque, ele pode ser usado da maneira que for mais conveniente para o momento. Ao ser dobrado para que fique na forma de um laptop, ele funciona exatamente como tal. A tela é dividida em duas partes, sendo a inferior transformada em um teclado touchscreen, enquanto a superior exibe os elementos acessados.

Totalmente flexível

Porém, basta abrir completamente o Waveface Light para que ele vire automaticamente um tablet. Isso faz com que as teclas virtuais desapareçam e os elementos exibidos na tela sejam expandidos para toda a área do visor. Dessa forma, o usuário controla tudo pela ponta dos dedos.

Essa transformação simplificada se dá graças à flexibilidade da tecnologia OLED, além da existência de uma base macia que permite a alteração de formato do aparelho. Isso também facilita a mobilidade do computador híbrido, já que ele é bastante leve e pode ser carregado com facilidade.

Transforma-se em tablet

Integração total

Como dito anteriormente, um dos grandes focos da linha Waveface é a computação em nuvens. Com o modelo Light, a Asus mostrou que além de fazer com que tudo o que você precise esteja dentro do ciberespaço, a integração de informações também vai ser muito mais simplificada.

Projetado para estar sempre conectado à internet, o aparelho mantém uma troca de dados constante, o que faz com que você esteja sempre atualizado. Isso facilita a sincronização do computador com a “nuvem” e faz com as informações sejam enviadas e recebidas quase que em tempo real.

Integração com o computador-relógio

Além disso, o Light também possui conectividade com os outros modelos da linha Waveface, como o Ultra (uma espécie de computador-relógio). Ao aproximar os aparelhos, automaticamente eles passam a se comunicar e a trocar informações.

Quando vou poder comprar o meu?

Infelizmente, não há nenhuma previsão para o lançamento da linha Waveface, tampouco para o Light. Por ser apenas um conceito, é possível que ele jamais seja produzido de fato ou que sofra diversas alterações em sua versão final.

Entretanto, esses aparelhos servem para mostrar o que podemos esperar do futuro. Independente do fato de a Asus comercializar ou não o Waveface Light, alguns elementos apresentados já são vistos como tendência, como a computação em nuvens e a mobilidade híbrida dos computadores. Porém, por hora, só nos resta aguardar a chegada dessa nova geração de equipamentos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.