Twitter: use e abuse!

10 min de leitura
Imagem de: Twitter: use e abuse!

O Twitter, também chamado de serviço de microblogging, é um serviço para a troca de mensagens através de pequenos textos de até 140 caracteres. Até aí você já deve ter ouvido falar, porém  conhece de fato o serviço? Já usou, olhou e achou que era totalmente sem graça? Não desista tão rápido!

Este artigo vai ensinar você a se cadastrar, usar e abusar do Twitter, para assim utilizar o que de melhor a ferramenta possui para oferecer. Entenda o que são os “Trending Topics”, as “hashtags” e muito mais, para ficar viciado e nunca mais sair do serviço que já conquistou a galera mundo afora.

O Twitter vai fazer parte da sua vida!

Antes de mais nada: amigos!

A coisa mais importante que você precisa saber sobre o Twitter é que ele depende completamente de você e de quem você segue. Isso quer dizer que, caso você não siga pessoas interessantes, nada feito, pois ele não vai cumprir seu propósito.

Para passar assuntos legais para você e deixar o seu dia tecnológico muito melhor, o Baixaki também possui uma conta do Twitter: o @BaixakiOficial. Seguindo nossa conta você confere as últimas novidades do site, acompanha feiras e conferências e conversa diretamente com a gente.

Cadastro

Mas, para isso, você precisa também criar uma conta do Twitter. É só se cadastrar no site e entender a linguagem do microblog. São apenas alguns passos para ficar ligado no que acontece tanto no @BaixakiOficial quanto nas páginas de famosos, amigos e desconhecidos interessantes.

Para não cair no conto do “falso artista”, procure sempre perfis que possuam um selo azul na parte superior da tela com a frase “Verified Account” Essas contas são aquelas que o Twitter já conferiu e se trata exatamente das pessoas que dizem ser.

O Twitter é um serviço online, portanto o primeiro passo é acessar o site twitter.com e registrar-se no site. Clique em “Give it a Try” e preencha seus dados pessoais, como nome, email (uma confirmação será enviada para ele) e senha.

Crie seu cadastro no site

Você deve escolher um apelido para usar no microblog, sendo que ele vai ser a sua marca registrada no site. Isso quer dizer que todos vão se comunicar com você através desse apelido, que terá sempre o “arroba” na frente. Caso ele já esteja sendo usado, o campo “username” ficará vermelho. Escolha um apelido inédito no site para diferenciar você dos outros

Por se tratar de um espaço pequeno, ou seja, 140 caracteres, uma dica que vale a pena é escolher um apelido que não ocupe tantas letras, uma vez que elas contam na hora de mandar e receber mensagens.

Esse apelido está liberado

Coisas como "@joaoantoniojosedasilvalima" devem ser evitadas, uma vez que ninguém vai se lembrar do apelido completo e certamente vai perder mensagens enviadas para você. No caso do @BaixakiOficial você vê que o nome possui um tamanho legal e fácil de memorizar.

Esse apelido é a única informação que não pode ser modificada uma vez escolhida, então pense com carinho seu nome de usuário, para que ele acompanhe você no mundo do microblogging.

Minha foto

Você já pode começar a usar, mas caso queira deixar suas informações mais completas, vale a pena clicar em “Settings” e modificar sua foto, localização, escrever uma pequena biografia sobre você ou mesmo mudar as informações pessoais que quiser.

Como funciona

Cadastro feito, agora é hora de entender a lógica do sistema. Sua página inicial está branquinha,  pronta para ser usada. No lado direito da tela você tem acesso a todas as informações da página. Uma das coisas mais importantes são os “followers” e “following”.

Os “followers” são aquelas pessoas que seguem você pelo serviço, ou seja, as quais recebem as mensagens que você enviar. A pessoa não está necessariamente falando direto com você quando envia uma mensagem, mas sim com todos aqueles que a seguem no serviço.

Following e Followers do BaixakiOficial

Já no “following” há todas as pessoas de quem você recebe mensagem. É delas que você vai receber informações. O legal do Twitter é o fato de as pessoas que você segue e as pessoas que seguem você não precisarem ser exatamente as mesmas.

Você pode, por exemplo, seguir seu artista famoso e conferir toda a agenda de shows que ele posta, porém ele não vai ver aquilo que você fala se ele não seguir você. Da mesma forma, cada vez que você entra em uma página de usuário, confere tudo aquilo que foi dito por ele, mas na sua timeline (o nome que se dá a todos as mensagens em sequência) você vê mensagens de pessoas diferentes, ou seja, todas que você segue.

Siga alguém

Então, vamos colocar o Twitter para funcionar. A fim de adicionar um amigo, basta que você o encontre e clique em “Follow” na página dele. Na lateral direita é possível buscar qualquer pessoa ou perfil (profile), para que assim você receba mensagens de alguém específico.

Siga qualquer um

Portanto, a primeira coisa a fazer é encontrar pessoas legais. Você pode procurá-las por categorias ou também por pessoas específicas. Gosta do Baixaki? Coloque Baixaki na busca e encontre a nossa conta com as últimas mensagens enviadas.

Que arroba é essa?

O código de identificação de um usuário é seu apelido, porém ele sempre vem seguido do @. Essa é a forma de se comunicar com seus amigos, de forma que eles saibam que você não está falando para todos, mas sim citando alguém especificamente.

Isso quer dizer que, para mandar uma mensagem para nós, você deve colocar o apelido @BaixakiOficial, para que o Portal Baixaki saiba que a mensagem é para ele. O tweet aparecerá de outra cor na página, facilitando a visualização pelo destinatário.

Mas todo mundo vai ver?

Quando você coloca o @ para uma pessoa específica, isso não quer dizer que o resto dos seus seguidores vai deixar de ver a mensagem enviada. Eles serão capazes de ler, porém estarão cientes que ela foi direcionada para o "@coleguinha" específico.

Receba e mande mensagens para todos ou em particular

Porém, você pode enviar mensagens privadas para seus amigos. Basta usar o “D apelido” para isso. Assim você manda uma mensagem apenas para aquela pessoa com determinado apelido, ao invés de para todos da sua lista.

Hashtags e Trending Topics

Assim como no Orkut, o Twitter é um local em que algumas coisas estão mais em evidência do que outras. Sendo assim, certos assuntos acabam por se tornar populares, de forma que apareçam no chamado “Trending Topics” (assuntos em destaque), na sua home.

Com isso você confere exatamente o que está em destaque no mundo do Twitter, sem necessariamente ficar maluco para saber do que todo mundo está falando. A grande sacada do site é que agora você confere os “trending topics” de acordo com seu país. Basta escolher na lateral inferior direita qual a localidade que quer acompanhar e se divertir.

Trending Topics Brasil

Outra forma de destacar as mensagens e deixá-las inclusive mais organizadas é através das “hashtags”. Todas as palavras que você escreve com o símbolo “#”(sem aspas) na frente se tornam uma marcação na mensagem.

Quanto mais pessoas usarem essa marcação, mais fácil fica na hora de ler mensagens sobre ele. Para isso, basta clicar na “hashtag” a fim de que outras mensagens com a mesma “#marca” sejam exibidas na página.

Os encurtadores de URL

Mas não é só de mensagens curtas que vive o Twitter. Você pode enviar links para a página que quiser também pelo site. Basta colar o endereço para que a mensagem seja enviada. Porém você pode estranhar quando a URL não é exatamente aquilo que inseriu.

Isso se dá pelo fato de que, pela limitação de caracteres, é preciso diminuir o tamanho dos links. Por isso são usados os encurtadores de URL, que deixam o link enxuto e pronto para ser acessado. Veja a seguir um exemplo de mensagem com hastags e uma URL mais curtinha, para que você saiba exatamente do que estamos falando:

Exemplo de tweet com URL encurtada e hashtag

Existem também serviços que permitem que você compartilhe fotos e vídeos com os amigos, como o Twitpic, Yfrog e muito mais. Com eles você divide qualquer conteúdo com os amigos via Twitter.

"Retwittando"

Às vezes você recebe algo tão bacana que gostaria que outras pessoas vissem aquilo também. A ética diz que você tem que dar os créditos para o autor da frase, se não aquilo é plágio. No Twitter, essa prática é conhecida como "retwittar", e existem algumas formas de se fazer isso.

Imagine que você recebeu de @Seuamigo a seguinte mensagem:

Seuamigo: Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante.

Você gostou tanto disso que quer repassar para seus amigos que não necessariamente seguem @Seuamigo. Você então "retwitta" a mensagem de uma das seguintes formas:

RT @seuamigo: Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante.

Ou ainda:

Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante. (via @seuamigo)

Ambas as formas são válidas entre os usuários do Twitter e aceitas como maneiras de dar crédito ao autor da frase original. É sempre importante lembrar-se disso, pois ninguém gosta de pessoas que só roubam as ideias e postam como suas.

Atualmente, o Twitter possui um botão chamado “retweet”, com o qual você repassa a mensagem rapidamente para todos os seus seguidores, porém não é possível editá-la na hora de enviar.

Não é só na web

Pronto! Agora que você já está craque sobre como usar o Twitter, é hora de dar um passo adiante. Isso porque acessar o microblog apenas da página web pode ser menos confortável do que acessar o Twitter através de outros serviços, que organizam as mensagens da melhor maneira possível.

Para quem usa o Firefox, por exemplo, uma dica é usar o Echofon, que nada mais é do que uma extensão do Twitter que fica no navegador e mostra as principais funções do site em um pequeno ícone na parte inferior da tela.

Com o Echofon você atualiza seu status no Twitter e conferir sua timeline (agora que você já segue várias pessoas interessantes) com todas as atualizações postadas no microblog.

Passarinho não só na web

Para o Chrome, uma boa alternativa é o Chromed Bird, assim como o Echofon está integrado com o navegador. Isso quer dizer que, conforme você navega pela internet, pode conferir todas as atualizações do Twitter em tempo real.

Para o desktop

Além de ferramentas para o navegador, o Twitter acaba por se tornar um recurso bastante interessante para você acessar diretamente do desktop, uma vez que as informações são trocadas muito rapidamente.

Por isso, programas como TweetDeck, Seesmic, HootSuite (para controlar várias contas ao mesmo tempo) e muitos outros podem ser usados no seu computador. Basta que você tenha uma conta do microblog para configurar as informações e, assim, receber as atualizações sem a necessidade de entrar no site o tempo todo.

Celulares

Além do computador, um bom lugar para acessar o Twitter certamente é o celular, uma vez que é ele que temos a todo o momento no nosso bolso. Ainda mais com a acessibilidade cada vez maior na hora de comprar um smartphone, acessar a internet dos dispositivos móveis já é algo presente em nossas vidas.

O iPhone, por exemplo, agora possui uma ferramenta oficial para o aparelho, que antigamente era chamada Tweetie e agora compartilha o nome do microblog. Para o Android, você pode escolher opções como o Twidroid ou o próprio Seesmic, que também possui opções para o aparelho com o sistema operacional da Google.

Caso seu celular tenha outro sistema operacional, não se preocupe. Acesse este artigo e escolha aquele que mais se adapta ao seu estilo e que fique mais interessante para o modelo de aparelho que você tem.

A escolha é sua!

A ideia deste artigo é mostrar para você que o Twitter não é um bicho de sete cabeças e pode muito bem ser usado não apenas para se comunicar com a galera, mas também para seguir pessoas interessantes (como políticos em época de eleição), celebridades e muito mais.

O microblog cada vez mais se torna uma ferramenta para a publicidade e para que as empresas tenham um contato muito mais direto com o seu público. O @BaixakiOficial não é diferente: queremos que você fique por dentro de tudo e ainda esteja em linha direta conosco, para que o site continue cada vez melhor.

Atualize seu Twitter e divirta-se

Portanto, a dica é a seguinte: agora que você domina a parte “burocrática” do Twitter, é hora de escolher perfis legais para seguir. Além disso, deixe que os outros conheçam você, através das mensagens que mandar para o mundo virtual.

Para completar, não deixe de participar comentando, complementando e dando seu palpite sobre este artigo e sobre o Twitter em geral. Faça uma conta e junte-se a toda a galera que faz do Twitter uma das maiores ferramentas do país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.