No mundo da tecnologia, o futuro já chegou? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao ver as incríveis e fantásticas novidades que surgem a cada dia. E você, como imagina que serão os computadores da próxima década? Menores, mais potentes e infinitamente inteligentes?

Se no início dos anos 2000 os PCs ainda eram grandes e lentos em comparação com os atuais, o que esperar da próxima geração de equipamentos? Enquanto a indústria de tecnologia avança a passos largos nessa direção, muita gente deixa a imaginação fluir e cria seus próprios modelos baseado na mais pura especulação.

O futuro no seu pulso

Entre essas tentativas de imaginar o futuro está o Nextep, o computador que você veste. Isso mesmo! Ao invés de carregá-lo em mochilas ou em seu bolso, o protótipo desenvolvido pelo designer japonês Hiromi Kiriki para a Sony encaixa-se no corpo humano da mesma forma que um relógio de pulso que, segundo ele, deve ser a cara dos computadores em 2020.

Relógio ou computador?

Fonte: Yanko Design

Além da flexibilidade, a imagem apresentada por Kiriki traz outras grandes novidades que realmente podem ser vistas como os próximos passos a serem dados pela próxima geração de equipamentos portáteis.

O primeiro grande ponto é a tela sensível ao toque (touchscreen) em OLED. Com isso, a qualidade das imagens é surpreendente chegando a ser de 3 a 4 vezes melhores do que as encontradas em painéis LED atuais.

Projeção e teclado retrátil

Fonte: Yanko Design

Mas essa não é a única grande vantagem. Além de a qualidade da exibição ser muito melhor do que os equipamentos atuais, seu uso será muito mais prático. Como o OLED é flexível,  a utilização do computador como pulseira seja possível.

Outra grande novidade apresentada no Nextep é a existência de um projetor holográfico. Se a tela não é o suficiente para você, que tal exibir tudo na parede de sua casa ou em outro lugar mais confortável?

Protótipo do Nextep

Fonte: Yanko Design

Segundo o que é proposto pelo modelo, o usuário pode projetar as imagens de maneira simples e prática em qualquer superfície plana, seja com ele “vestido” ou aberto. Além disso, o aparelho traz um teclado retrátil para tornar a digitação mais fácil.

Esse é o futuro?

É possível prever como será o mundo daqui a dez anos, principalmente em uma área tão mutável quanto a da tecnologia. Apesar disso, as propostas oferecidas pelo Nextep são um tanto quanto plausíveis, já que apenas refletem algumas tendências encontradas hoje.

Será esse o computador do futuro?

Fonte: Yanko Design

No ano passado, a própria Sony mostrou ao mundo sua tela OLED flexível. Em dez anos, é totalmente possível que esse tipo de tecnologia seja acessível ao ponto de tornar-se padrão em computadores portáteis.

O mesmo acontece com projeções holográficas, que já são vistas como uma espécie de tendência para o futuro. Se antes elas eram consideradas como elementos de filmes de ficção científica, hoje são o próximo passo a ser dado.

E para você, qual o futuro dos computadores? Como eles serão daqui a 20 anos? O Nextep é realmente possível? Conte nos comentários como você imagina a tecnologia de 2020!