Gmail: como desativar o sistema de abas da caixa de entrada

1 min de leitura
Imagem de: Gmail: como desativar o sistema de abas da caixa de entrada

A Google alterou recentemente a interface do cliente web do Gmail, passando a separar as mensagens que você recebe em cinco diferentes categorias representadas por pequenas abas. Dessa forma, sua caixa de entrada teoricamente fica mais organizada e você tem maior facilidade para ler somente aquilo que lhe interessa: atualizações de redes sociais, promoções de lojas virtuais, novidades em fóruns que você participa etc.

Contudo, nem todos gostaram da novidade. Afinal, o novo sistema nem sempre consegue assinalar seus emails na categoria correta, fazendo você perder aquela mensagem importante que deveria estar armazenada em outro local. Além disso, como muitas pessoas já utilizam mais de uma conta no Gmail para diferentes situações – separando vida pessoal e profissional, por exemplo –, não há muito sentido em apelar para tal categorização.

Dessa forma, é bem provável que você – assim como maior parte dos usuários do serviço – esteja procurando uma maneira de voltar ao estilo antigo do serviço online.

Livrando-se das abas

Desativar a nova interface do Gmail é muito simples. Basta clicar no botão localizado na região superior direita da tela (ícone de engrenagem) e em seguida selecionar a opção “Configurar caixa de entrada”. Uma pequena janela vai surgir e nela você só deve desmarcar todas as caixas de seleção na listagem de guias disponíveis (menos a “Principal”, que não pode ser desmarcada). Clique em “Salvar” e você terá imediatamente seu velho Gmail de volta!

Vale observar que tudo o que você precisa fazer para voltar à interface baseada em abas é fazer o caminho inverso: ou seja, entrar novamente na tela de configurações e marcar as caixas de seleção referentes às categorias que você deseja utilizar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.