Por que a venda de dispositivos 3D pode explodir?

3 min de leitura
Imagem de: Por que a venda de dispositivos 3D pode explodir?

Apesar de ainda não estarem disponíveis a preços compatíveis com os rendimentos de todas as pessoas, é inegável o crescimento de popularidade dos dispositivos que tem nas imagens 3D seu principal atrativo. Sejam video games, filmes exibidos nos grandes cinemas ou televisores comuns, as imagens que saltam da tela conquistam um público cada vez maior.

Mesmo com estudos que apontam o desconforto causado pelo 3D, e com exemplos de produtos mal sucedidos que contam com a tecnologia (caso do 3DS, ao menos até o momento), o mercado tridimensional ganha cada vez mais espaço.

Neste artigo, listamos alguns dos principais motivos pelos quais dispositivos 3D devem ganhar cada vez mais espaço e têm tudo para mudar a forma como interagimos com os mais diversos tipos de conteúdo.

Unificação de padrões

O anúncio de que a Sony, Panasonic, Samsung e Xpand 3D se uniram para estabelecer um padrão único para óculos 3D deve resultar em diversos benefícios ao consumidor. Em vez de ter que comprar um equipamento para assistir a televisores específicos, basta comprar somente um óculos para acessar conteúdos em qualquer dispositivo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Sony)

Mais do que representar uma tentativa de aumentar preços, a adoção por padrões únicos traz mais comodidade ao consumidor, principalmente aquele que não acompanha o mercado de tecnologia. Afinal, muito mais fácil simplesmente comprar um par de óculos qualquer do que ter que ficar se certificando quais os modelos que vão funcionar com a televisão que há em casa.

Aumento do mercado portátil

Com o desenvolvimento de tecnologias que dispensam o uso de óculos e a diminuição no preço dos componentes, o mercado portátil deve sofrer uma verdadeira invasão de dispositivos capazes de reproduzir imagens tridimensionais.

O aumento da oferta de conteúdo 3D em aparelhos móveis vai entregar aos consumidores ainda mais motivos para investir na compra desse tipo de equipamento. Afinal, muitos só continuam a frequentar salas de cinema pelo fato de que elas são o meio mais acessível de assistir a filmes em alta qualidade com efeitos tridimensionais.

Conforme a tecnologia se torna disponível em qualquer lugar, muitos vão optar por investir em um dispositivo portátil, ainda que a tela seja menor. Tudo isso com a vantagem de que não será obrigatório o uso de óculos desconfortáveis para obter uma experiência confortável.

Em um futuro próximo, não só o consumidor terá mais acesso às tecnologias tridimensionais, como poderá carregá-las junto de si para qualquer lugar. Um belo estímulo para quem não vê graça em investir em aparelhos que obrigam o usuário a permanecer estático para funcionar corretamente.

Conteúdos mais imersivos

Não é só o mercado de vídeos para portáteis que se beneficiará com a tecnologia. Jogos eletrônicos em 3D devem ser um dos principais motivos responsáveis por convencer os usuários a adquirir smartphones compatíveis com a tecnologia. Se já há muitos que preferem jogar Angry Birds em um portátil em vez de optar por um console, o número de interessados deve crescer ainda mais quando o game estiver disponível em uma versão na qual os personagens literalmente saltam da tela.

Além de games e vídeos, a tecnologia 3D também deve beneficiar uma gama imensa de aplicativos. As possibilidades são grandes, abrangendo desde botões interativos que saltam da tela até fotografias tridimensionais ou sites com etiquetas que exibem conteúdos exclusivos para quem dispõe da tecnologia.

Custos tendem a baixar

Assim como aconteceu com os televisores de LCD e LED, ou com qualquer outra nova tecnologia disponível no mercado, os aparelhos com a tecnologia 3D possuem preços que a restringem a poucos consumidores. Situação que muda a cada dia, conforme novas opções de aparelhos se tornam disponíveis.

Conforme aumenta o interesse do público consumidor, ocorre a ampliação das linhas de montagem das empresas para suprir a demanda. Com isso, o custo total da produção de um produto cai, o que se traduz em uma redução de preço que, por consequência, leva a um aumento ainda maior do consumo.

Tal ciclo pode ser observado na história dos televisores com telas planas, computadores pessoais e outros equipamentos do mundo da tecnologia. A situação tende a se repetir com os equipamentos compatíveis com o 3D, a ponto de possibilitar que praticamente qualquer pessoa possa adquirir um dispositivo sem que isso implique em grandes dívidas.

Claro, para que isso seja possível, é necessário o estabelecimento de um mercado maduro, no qual conteúdos tridimensionais passem a ser vistos como algo obrigatório e não mera opção adicional. Dessa forma, cabe aos produtores de conteúdo desenvolverem experiências em que o recurso realmente faça a diferença e justifique o investimento em novos equipamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.