Novos eletrônicos: Cintiq 21UX é o novo objeto de desejo do design industrial

2 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: Cintiq 21UX é o novo objeto de desejo do design industrial

Prancheta, papel, canetas de diferentes pontas, lápis e aerógrafos são ferramentas que lembram tanto os cartunistas do século passado. Não que essa técnica tenha sido totalmente ultrapassada – o que não aconteceu – mas as tecnologias para a evolução do design têm evoluído muito nos últimos anos.

Basta parar para pensar o que Walt Disney teria feito se tivesse uma Cintiq 21UX em vez de boas quantidades de lápis, papel e tinta. É justamente desse novíssimo produto que estamos falando. O mais recente lançamento da Wacom já tem muito que ser comemorado e já é esperado por designers do mundo inteiro.

A novidade trata de um tablet que pode ser posicionado da maneira mais adequada para qualquer trabalho que precise ser desenvolvido. Em vez de fazer com que o designer precise de mesas digitalizadoras e canetas de pontas únicas, o Cintiq 21UX reduz tudo a uma plataforma só.

Desenhe direto na tela!

Com ele, é possível trabalhar com inclinações de ângulos variados, tanto vertical quanto horizontalmente. Isso graças ao sistema de rotação que o Cintiq 21UX possui. Portanto, se for preciso, você pode inclinar sua plataforma verticalmente e inclinar, como se fosse um porta-retratos com sistema de giro.

Agora, imagine que tudo isso está numa tela de 21.3 polegadas que possui 16 botões laterais – oito em cada lado – para que seja possível inserir atalhos e outros tipos de personalização de teclas da maneira que for mais prática. Portanto, o fato de o Cintiq 21UX ser ambidestro, ajuda muito.

Incline como achar melhor!

Quanto à tela, existem pontos ainda mais positivos. Como se trata de uma superfície sensível ao toque, nada mais justo do que “envenenar” esse recurso e permitir o trabalho com 2048 intensidades de toque diferentes em uma tela de 5080 linhas por polegada de resolução.

Assim, qualquer nível de pressão que chegue à tela será percebido e capturado pelo Cintiq para formar o traço. Isso é ainda mais importante quando se tem outras pontas de diâmetros variados para encaixar na caneta.

Alterne as pontas da sua caneta!

Mas nem tudo é só maravilha e diversão. Por enquanto, o Cintiq 21UX tem previsão de venda só para a América do Norte e deve sair no final de março ou nas primeiras semanas de abril. Ainda assim, o preço torna essa novidade um pouco mais salgada – 1.999 dólares é um preço um tanto alto para nós, brasileiros.

Mesmo com o preço alto e a imprevisão da chegada ao mercado internacional, o display-tablet da Wacom já pode ser considerado um sonho de consumo para designers do mundo inteiro. Por isso, essa deve ser uma novidade de muito potencial em estúdios dos mais diversos tipos!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.