Processador NVIDIA Tegra 4 tem testes de desempenho arrasadores

1 min de leitura
Imagem de: Processador NVIDIA Tegra 4 tem testes de desempenho arrasadores

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

A NVIDIA chegou ao Mobile World Congress, evento realizado nesta última semana de fevereiro em Barcelona, na Espanha, para mostrar que não está de brincadeira com seu novo processador para aparelhos móveis. O Tegra 4, colocado em testes dedicados de capacidade, tem se revelado muito superior aos chips concorrentes.

O novo processador tem CPU de arquitetura ARM Cortex A-15 com quatro núcleos de alto desempenho e um quinto núcleo exclusivo para o controle do consumo de energia.  A GPU de 72 núcleos CUDA consegue ser seis vezes mais rápida do que a do Tegra 3, o modelo anterior da empresa.

Testes de benchmarks

Para mostrar o alto nível da capacidade de processamento, a NVIDIA equipou tablets com o novo circuito de chips para a realização de testes de benchmarks. O resultado é inacreditável: os números mostram uma velocidade muito acima do que se conhece no mercado. Entre os benchmarks empregados estão o AnTuTu, o Browsermark para testes de navegação e o Geekbench para verificação da capacidade de memória.

(Fonte da imagem: Reprodução/PC Magazine)

Enquanto a NVIDIA estabelece um novo patamar de desempenho, as concorrentes ainda estão por entregar seus novos chips de processamento móvel. A Samsung desenvolve o Exynos 5 Octa, de oito núcleos de composição  - mas não deve equipar o Galaxy S4 com ele. Já a Qualcomm trabalha atualmente com o Snapdragon 800, que será utilizado não apenas em smartphones como também em smart TVs e laptops.

Apesar dos números três a quatro vezes mais rápidos do processador Tegra 4 em comparação aos modelos mais velozes disponíveis no mercado (como o Exynos 4 Quad da Samsung e o A6 da Apple), ainda resta saber como o chip da NVIDIA vai se comportar quando equipado efetivamente nos aparelhos comercializados – geralmente há uma diferença de resultado no desempenho final. Porém, com números tão altos, o modelo da NVIDIA não deverá ser superado facilmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.