Análise: Samsung Monitor TV LED Série 7 (T27B750LB)

7 min de leitura
Imagem de: Análise: Samsung Monitor TV LED Série 7 (T27B750LB)

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Dando continuidade à nossa série de análises de eletrônicos, desta vez tivemos a oportunidade de experimentar tudo o que o Monitor TV LED Série 7 (modelo T27B750LB) da Samsung tem a oferecer.

Anunciado no início do ano passado, durante a CES 2012, esse aparelho chegou às prateleiras brasileiras para oferecer uma solução que combina características dos melhores televisores e monitores da companhia coreana.

Especificações

  • Tela: LED de 27 polegadas;
  • Resolução: 1920x1080 pixels;
  • Taxa de contraste: 5000000:1;
  • Brilho: 300 cd/m²;
  • Tempo de resposta: 5 ms;
  • Ângulo de visualização: 170/160 (horizontal/vertical);
  • Conectividade: DLNA, Ethernet e WiFi;
  • Entradas/Saídas: duas HDMI, duas USB, uma entrada componente, uma entrada de vídeo composto AV, uma entrada de áudio Mini Jack, uma entrada para fone de ouvido;
  • Receptor sinal TV digital: sim;
  • Sistema de som: Dolby Digital +, DTS 2.0 e SRS TheaterSoundHD;
  • Potência de som: duas saídas de 7 W;
  • Dimensões: 63,6 x 47,4 x 20,4 cm;
  • Peso: 6,5 kg.

Aprovado

Roubando a cena

A primeira coisa que chama atenção no T27B750LB é o seu design. Toda a estrutura do Monitor TV da Samsung é baseada em linhas curvas e contínuas, as quais, aliadas à curvatura do suporte que conecta a tela à sua base, dão ao aparelho uma aparência muito moderna e sofisticada — lembrando bastante os dispositivos que vemos em filmes futuristas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Além disso, o modelo é relativamente fino e bem leve por tudo o que ele oferece — você vai ficar sabendo exatamente quais são essas funções mais para frente neste artigo. Os seus 3,1 cm de espessura e os 6,5 kg (já com a base) são equivalentes a uma TV de LED convencional de 26 polegadas.

A mistura das cores branca e preta no revestimento do monitor e televisor da empresa coreana é outra característica que o torna ainda mais atraente. Sem dúvida, este aparelho se destaca tanto dentro de um escritório como na estante da sala da sua casa — e não é apenas pelo seu tamanho.

Tamanho para ninguém botar defeito

Outro ponto do T27B750LB que merece destaque é o tamanho da sua tela. As 27 polegadas do display são mais do que suficientes para qualquer tipo de atividade no computador, principalmente para quem lida com edição de imagens e vídeos ou para aqueles que possuem o PC com foco na jogatina.

Em um primeiro momento, achamos que esse tamanho de tela seria exagerado para ser adotado como monitor. Contudo, durante nossa análise tivemos uma adaptação muito bacana e natural. Com tal mudança em nossa rotina, acabamos descobrindo que essa dimensão avantajada é uma mão na roda para a realização de multitarefas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Todavia, você deve avaliar bem o Monitor TV LED da Samsung caso queira utilizá-lo como um televisor. Isso porque, dependendo do tamanho da sua sala ou quarto, as polegadas oferecidas por este modelo podem não ser suficientes para uma melhor experiência audiovisual ao assistir a filmes ou acompanhar os seus programas de TV prediletos, por exemplo.

Clique aqui para descobrir alguns cálculos simples que podem ajudá-lo nessa avaliação.

Conectividade é a palavra-chave

Ao que parece, a Samsung planejou todo o T27B750LB em cima do conceito de conectividade. Se outros dispositivos concorrentes se gabavam por poderem se conectar à internet, a companhia coreana foi muito além disso neste modelo e disponibiliza diferentes mecanismos para você integrar diversos tipos de gadgets.

AllShare

Quem possui os portáteis mais recentes da marca já deve ter percebido a presença do recurso AllShare. Essa ferramenta, que utiliza a tecnologia DLNA, possibilita que você acesse qualquer conteúdo multimídia do seu smartphone, por exemplo, diretamente pelo Monitor TV.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Assim, é possível assistir aos vídeos, visualizar as fotografias e ouvir as músicas que estão armazenadas no celular ou tablet de maneira mais confortável: na tela de 27 polegadas. O streaming dos conteúdos deu em ocasiões isoladas algumas curtas “travadas” — mas nada que tenha comprometido nossa experiência.

WiDi

Outra funcionalidade bastante interessante empregada por este aparelho da Samsung é a Intel Wireless Display, ou simplesmente WiDi. Através dessa tecnologia, você consegue compartilhar a tela do seu notebook com o monitor sem a necessidade de qualquer cabo. Tudo o que você precisa é ter um laptop que possua esse recurso nativo desenvolvido pela Intel.

Se você odeia aqueles fios que limitam a sua movimentação e deixam a sua mesa ou escrivaninha de trabalho horrorosa e desorganizada, essa função é a solução para tais inconvenientes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

MHL

Os meios de conexão do T27B750LB não acabam aí. Ele ainda conta com suporte para a tecnologia Mobile High Definition Link (MHL), a qual funciona por meio de um cabo que é uma espécie de HDMI capaz também de transmitir energia, além dos sinais de áudio e vídeo, é compatível com portas micro USB.

Assim, você pode assistir aos conteúdos multimídia do seu smartphone ou tablet no Monitor TV da Samsung em alta definição e ainda carregá-lo simultaneamente. Além de tudo isso, este modelo pode funcionar como roteador e compartilhar a internet sem fio com outros aparelhos. Em suma, o dispositivo da empresa coreana é totalmente “plugado”.

Quase um computador

O fato de o T27B750LB ter duas entradas USB permite que sejam conectados a ele um teclado e um mouse. Esses periféricos podem ser de grande ajuda na hora em que você estiver navegando pelo Smart Hub, a central “inteligente” comum nas smart TVs da marca.

Nessa seção, você tem acesso uma infinidade de aplicativos, através da loja Samsung Apps, com os quais pode conferir os seus perfis em redes sociais, assistir a vídeos no YouTube, ver filmes em serviços de streaming (como Netflix e NetMovies), estabelecer conversas pelo Skype, conferir a meteorologia, acompanhar as notícias pelo mundo e muito mais.

Com isso, o Monitor TV pode se tornar praticamente um computador, obviamente de baixa potência, mas que pode permitir que você navegue pela internet, se comunique, se mantenha informado, entre outras atividades corriqueiras que realizamos no PC.

Reprovado

Falta suporte para prender na parede

Enquanto testávamos as funções de TV deste modelo da Samsung, sentimos falta do suporte para que o aparelho pudesse ser pendurado na parede — o que também deve ser sentido por quem deseja usar o dispositivo como televisão e colocá-lo no quarto, por exemplo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Ao que parece, o formato da sua estrutura “impossibilita” que ele seja fixado em qualquer superfície plana, pois a conexão da tela com a base é feita por meio de uma estrutura curvada — o que faria com que o display ficasse inclinado para cima.

Além disso, se você usa o PC em uma mesa encostada na parede, esse mecanismo poderia servir para liberar espaço na escrivaninha de trabalho ou estudo. Já que a tela do T27B750LB é bem grande, ficar um pouco mais distante dela não atrapalharia em nada.

Mais resolução seria bem-vinda

A resolução do Monitor TV da Samsung é ruim? Não. Os 1920x1080 pixels compõem a qualidade atual da maioria dos televisores de médio ou grande porte e de muitos monitores mais recentes.

Contudo, nós somos bastante exigentes nesse ponto e, por ser uma linha de última geração da empresa, esperávamos uma resolução que a diferenciasse de tantos outros produtos que você pode encontrar nas prateleiras das lojas de eletrônicos.

Por exemplo, se a fabricante empregasse a resolução de 2560x1440 pixels do iMac de 27 polegadas, ele agregaria mais um enorme atrativo para os consumidores. É válido ressaltar que a qualidade de imagem apresentada pelo T27B750LB foi ótima tanto quando usado como monitor como quando utilizado como TV. Todavia, nossa expectativa era de encontrar algo diferente e superior nesse sentido.

Vale a pena?

O Monitor TV LED T27B750LB da Samsung pode ser encontrado em lojas de comércio eletrônico confiáveis por preços que variam de R$ 1.510 a 1.715 (de acordo com pesquisas na internet realizadas no dia 14 de fevereiro de 2013).

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Esse valor é justo por tudo aquilo que o aparelho oferece? Se levarmos em consideração que ele pode servir como TV e monitor, esse custo é aceitável para quem está podendo gastar — já que você não precisaria adquirir dois eletrônicos e contaria com uma infinidade de recursos de conectividade, além de ter um dispositivo bonitão na sala ou no escritório.

Contudo, tendo em mente o fato de que você não conseguirá utilizar ambas as vertentes dele ao mesmo tempo, o T27B750LB pode pesar consideravelmente no bolso daqueles que estão procurando apenas um monitor ou simplesmente uma televisão.

Com a mesma quantia gasta no Monitor TV da Samsung, você poderia comprar um televisor bem maior para assistir a filmes e jogar video game. Além disso, monitores com características similares (menos a de TV, é lógico) podem ser encontrados por valores bem abaixo dos R$ 1,5 mil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.