Review: Notebook Positivo Aureum 3G 4500

12 min de leitura
Imagem de: Review: Notebook Positivo Aureum 3G 4500

Escolher um modelo de notebook não é uma tarefa das mais simples. Pode até ser para aqueles usuários mais experientes que conhecem a fundo tudo sobre configurações e conseguem diferenciar um produto de outro apenas com um lida no manual de instruções.

Mas, para aquele que está em busca de uma opção simples para o dia a dia, encontra a configuração ideal com melhor custo-benefício nem sempre é fácil. O portal Baixaki já abordou o assunto no artigo “Dez coisas que você precisa saber antes de comprar um notebook”.

Para ajudá-lo ainda mais na sua tomada de decisão, o Baixaki também analisa alguns produtos de diversos gêneros. Nosso foco não é convencê-lo a comprar ou não o produto em questão e, sim, apresentar o maior número possível de informações – prós e contras – para que você possa analisar se o aparelho se enquadra ou não em seu perfil.

Desta vez recebemos da Positivo Informática o Notebook Aureum 3G 4500 para análise. A proposta da empresa com o modelo é a de disponibilizar um produto de alta tecnologia e mobilidade em um design ultrafino. Antes da análise, primeiramente vamos conhecer as suas especificações técnicas.

Visual do modelo Aureum 3G 4500

Especificações Técnicas

Especificações técnicas

Design de construção e utilização

Uma das preocupações que passa pela cabeça de um consumidor ao comprar um produto online, por exemplo, é sobre as condições em que ele será entregue em sua residência. Para que chegue em ordem, além dos cuidados básicos da transportadora, é importante que o produto esteja bem alojado dentro de sua embalagem.

Nesse quesito não há problema algum com o Aureum 3G 4500. A embalagem, embora simples, acondiciona bem o produto, mantendo-o firme longe de possíveis solavancos ocasionados em função do manuseio e do transporte.

Visão do produto fechado.

O modelo da Positivo Informática inclui um case protetor em Neoprene para o produto. Além disso, a caixa inclui uma fonte de energia, um certificado de garantia (de 12 meses) e uma versão resumida do manual de instruções.

O belo visual do produto é uma das primeiras coisas que chama atenção. O Aureum 3G 4500 faz valer a sua premissa de ser ultrafino, chegando a ter menos que 3 cm de altura quando fechado. O design em tons de cinza com desenhos em grafite garante também um acabamento elegante e moderno.

Os cantos arredondados do modelo evitam que ele se torne um incômodo para quem for carregá-lo debaixo do braço. As pontas também não contam com elementos emborrachados nem adereços estéticos que acabam por se soltar com o tempo. Pontos emborrachados na parte de baixo garantem a firmeza do produto em qualquer superfície.

Aliás, carregá-lo será outra missão agradável para o usuário. Pesando apenas 1,6 kg, o modelo é apenas 300 gramas mais pesado do que alguns netbooks – o Mobo, da própria empresa, pesa cerca de 1,3 kg - o que representa outro ponto positivo no quesito mobilidade.

Conexões da lateral esquerda.

As conexões estão localizadas todas nas laterais. Do lado esquerdo estão dispostas duas entradas USB, uma entrada para fonte de energia e uma trava de segurança do produto. Já do lado direito há mais uma entrada USB, leitor de cartões (MS, SD e MMC), entrada para microfone, saída para fone de ouvido, conexão para vídeo externo e porta de rede Ethernet (RJ45).

O teclado do Aureum 3G 4500 é macio, com teclas quadradas grandes, facilitando a digitação até mesmo para usuários acostumados com os teclados de desktops. Algumas funções como volume e avanço e retrocesso de músicas podem ser executadas a partir de LEDs azuis no estilo touch na parte superior, acima do teclado.

Conexões da lateral direita.

No mouse touchpad, infelizmente, encontramos o primeiro ponto negativo. A consistência dos botões é excessivamente dura, fazendo com que o usuário tenha que pressioná-los com força para executar os comandos. A tarefa fica ainda mais incômoda quando é necessário manter um dos botões pressionados – por exemplo, para seleção de determinados trechos de texto.

Desempenho

O notebook Aureum 3G 4500 traz, como seu sistema operacional padrão, a versão Home Premium 32 Bits do Windows 7. A instalação a partir do Sistema de Recuperação, assim como o passo a passo estão claramente descritos no manual.

Porém, depois de reiniciado o computador, tomamos o primeiro susto na cronometragem do tempo de boot. Foram necessários cerca de 1 minuto e 40 segundos para que o computador fosse iniciado e chegasse à tela de boas-vindas.

Depois de instalados alguns programas – Adobe Photoshop CS4, Mozilla Firefox, iTunes, QuickTime, Safari e TweetDeck – esse tempo chegou a impressionantes 2 minutos e 50 segundos para inicialização do sistema. Para se ter uma ideia, tempos entre 40 segundos e 1 minuto e 10 segundos estariam dentro de uma margem ideal.

Felizmente o problema limita-se apenas à inicialização, pois durante o desempenho das tarefas, depois de carregado o sistema, não há comprometimento algum na velocidade de processamento - salvo na execução de tarefas muito pesadas.

Nota de desempenho atribuída pelo Windows.

Os programas incluídos no Aureum 3G 4500 são os seguintes: Adobe Reader 9; Norton Antivírus (gratuito por 1 ano), Microsoft Office 2007 (chave de ativação para período de testes); Crazy Talk Cam Suite (software da webcam para captura de imagens e vídeos); manual do usuário (em formato PDF); jogo Food Force; e a Relação de Assistências Técnicas Autorizadas (em formato PDF).

Com a instalação dos programas citados acima, começamos a utilizar para valer a capacidade de processamento do notebook. De acordo com sua configuração inicial, presumimos que o aparelho seria capaz de suportar os testes para configurações básicas e de alto desempenho, deixando de lado os requisitos para games, que pedem processadores e placas de vídeo mais potentes.

Multitarefa

Para colocar à prova este quesito, partimos para a execução de tarefas cotidianas de um usuário comum. Para isso executamos o Internet Explorer, com sete abas abertas, juntamente com o Adobe Photoshop CS4, o TweetDeck, o iTunes e o Microsoft Word.

Em nenhum dos programas constatamos travamentos ou quedas no desempenho. Mesmo na transição rápida entre um programa e outro a execução foi contínua e sem sobressaltos, mostrando que sua capacidade de processamento suporta um bom volume de trabalho simultâneo sem que haja algum prejuízo para o usuário.

Flash e YouTube

Com o bom desempenho na primeira parte do nosso teste, decidimos ampliar o poder de fogo da prova. Assim, mantivemos abertos todos os programas em execução e acrescentamos à lista um aplicativo em flash – o site Otzee – e um vídeo em HD do YouTube.

Aqui sentimos os primeiros sinais de “cansaço” da capacidade de processamento. A transição entre abas no navegador tornou-se mais lenta – cerca de 4 segundos – e tanto durante a execução do vídeo (após o seu carregamento) quanto na execução do aplicativo em flash registramos leves travamentos de até 3 segundos.

Se levarmos em consideração a sua capacidade de processamento - Intel Pentium SU2700 de 1.3 GHz – é possível afirmar que o resultado neste quesito também foi satisfatório, dando ao produto a certeza de atender as necessidades básicas de um usuário bem como a condição ser recomendado a usuários que buscam configurações de melhor desempenho.

Adobe Photoshop CS4

Um dos programas mais respeitados para edição de imagens, o Adobe Photoshop CS4, é também conhecido pelo alto grau de exigência da capacidade de processamento de um computador. Assim, decidimos instalá-lo em sua versão completa para avaliar o seu desempenho.

Sendo executado isoladamente, foram necessários apenas 15 minutos para a instalação – um tempo dentro dos parâmetros de configuração do programa. A inicialização também ocorreu de forma rápida, tomando pouco menos de 10 segundos.

Importamos um arquivo no formato PSD e sobre ele aplicamos três filtros simples combinados. O tempo de carregamento para a visualização do arquivo foi inferior a 30 segundos. Já para filtros mais pesados, como o Liquify, o tempo de carregamento chegou a quase 2 minutos, mas o processo foi cumprido.

Visual do case que acompanha o produto.

Quick Time e iTunes

Outra experiência que realizamos foi a seguinte: no iTunes, convertemos um grupo de cinco arquivos de áudio, formato MP3, para o formato AAC. Ao mesmo tempo, no QuickTime, convertemos um vídeo FullHD com formato de saída 1920x1072, codec H264, 30 FPS e arquivo MOV.

O resultado foi extremamente agradável, com o notebook conseguindo cumprir sua tarefa sem travamentos em pouco mais de 8 minutos. Vale ressaltar que utilizamos um arquivo pequeno, de pouco mais de 100 MB.

Benchmark Resident Evil 5

Como citamos anteriormente, o modelo Aureum 3G 4500 não é uma configuração indicada para jogos com alta capacidade de processamento. Para tirar a prova disso, testamos o aparelho com o benchmarking do jogo Resident Evil 5.

Tanto na configuração mais alta (DirectX 10, Fullscreen e motion blur ativado) quanto na mais baixa (DirectX 9, 1024x640 e motion blur desativado), os resultados ficaram em 7.7 FPS e 3.7 FPS, respectivamente. O ideal seria em algo em torno de 30 FPS.

CineBench e Hyper Pi 

Outros dois benchmarkings para a análise de desempenho de processamento que testamos foram o CineBench e o Hyper Pi. Seria preciso testar diversas outras máquinas com configurações similares para que pudéssemos fazer uma real comparação.

No entanto, como curiosidade vale conferir quais foram os resultados auferidos em ambos os aplicativos. No CineBench o valor atribuído foi de 1334. Já no Hyper Pi o resultado obtido para execução de 21 lopps no processador foi de 3 minutos e 956 segundos.

Tela e áudio

Um dos pontos que suscitaram mais dúvida em nossa análise foi a questão da tela do Aureum 3G 4500. O adesivo fixado no produto informa que a tela é LCD 13.3” widescreen. Já no manual do usuário e no site do fabricante a informação é que a tela é LCD com tecnologia LED.

Embora ambas as informações estejam corretas – uma vez que as telas com tecnologia LED também são LCD – a informação incompleta no adesivo do produto pode suscitar dúvidas nos usuários quanto à real qualidade da tela.

O fato pode ser claramente ilustrado ao pesquisar o produto em três lojas online distintas. Enquanto duas delas afirmam que a tela é LCD, uma terceira vende o produto como tela LCD com tecnologia LED. Em contato com a assessoria de imprensa da Positivo Informática foi confirmado que a tela é LCD com tecnologia LED.

Visual do produto.

No teste de qualidade de imagem, alguns pontos bons e outros ruins foram observados. Entre os aspectos positivos podemos destacar o contraste de tela – consideravelmente superior a telas de LCD Backlight, bem como o brilho e o nível de reflexo - estes dois útimos ideais para utilizar o notebook contra a luz solar.

As opções de calibragem do monitor limitam-se às do Windows ou da placa de vídeo, não havendo alternativas específicas para a tela. A única exceção fica por conta do brilho, que pode ter sua intensidade aumentada ou diminuída a partir do próprio teclado.

Já no quesito áudio o modelo da Positivo Informática não deixa em nada a desejar. O som é claro e agradável, dentro das limitações de produtos da mesma categoria. As opções de controle de volume, avanço e retrocesso de faixas estão situadas em botões touch acima do teclado, facilitando o acesso do usuário. As configurações de equalização disponíveis são as mesmas constantes na versão do sistema operacional Windows 7.

Webcam

A webcam é integrada ao aparelho e tem resolução de 1.3 megapixels. A qualidade de captura de imagem é eficiente e, mesmo em áreas de baixa luminosidade, é possível perceber a movimentação com uma certa nitidez.

O notebook vem como um aplicativo para uso da câmera – Crazy Talk Cam Suite – com o qual é você configura opções como brilho, contraste, matiz, saturação, nitidez, gama e comprimento de luz de fundo. Embora seja possível a customização, os valores-padrão já são satisfatórios.

Bateria

Segundo as informações do manual do usuário, a autonomia de bateria do produto pode chegar a até 3 horas de duração. Para ilustrar esse aspecto, testamos o tempo de duração de duas formas.

Na primeira delas, executamos um vídeo por meio do Windows Media Player em formato FullScreen e com o som no volume máximo. Utilizando ao máximo os recursos de áudio e vídeo o resultado foi uma autonomia de 1 hora e 43 minutos. Levando em consideração alguns minutos a mais para inicialização e configuração podemos chegar ao tempo de 1 hora e 50 minutos.

Visual do produto.

No segundo teste, utilizamos o notebook para tarefas convencionais, como acesso e navegação na internet, download de arquivos e redação de textos no Microsoft Word. Tudo isso, é claro, ouvindo música. O desempenho foi melhor, tendo a bateria suportado um tempo de 2 horas e 37 minutos.

Conclusão

Depois de analisar diversos aspectos do modelo Aureum 3G 4500 é possível concluir, sem nenhum trocadilho, que o modelo tem muito mais pontos positivos do que negativos e atende perfeitamente as necessidades de dois tipos de usuários.

O primeiro é aquele usuário que necessita apenas das ferramentas básicas, como navegador, email, música e vídeos. Nesse ponto, o notebook supre com perfeição suas tarefas. O fato de a tela ser widescreen é outro aspecto relevante que pesa em seu favor, tornando o produto uma boa escolha quem gosta de vídeos.

Itens como Wi-Fi, Bluetooth e Modem 3G integrados são outros diferenciais que casam perfeitamente com uma das propostas do produto: mobilidade. O tempo de duração de bateria é, da mesma forma, satisfatório.

Para usuários que procuram uma máquina de alto desempenho, em linhas gerais, todas as necessidades são supridas. É possível executar programas pesados como o Adobe Photoshop CS4 em paralelo com outros aplicativos sem que isso resulte em travamentos ou perdas no desempenho.

Embora o processador Intel Pentium SU2700 de 1.3 GHz não seja a melhor opção para alto desempenho, item como 4GB de memória RAM ou mesmo um HD de 500 GB compensam esse ponto negativo, agregando valor ao produto.

Agora, se você pretende executar no notebook jogos de alto desempenho – como Resident Evil 5 ou Street Fighter 4 – é melhor procurar outra opção, até mesmo porque não é essa a proposta deste modelo.

Kit completo após abertura da caixa.

O aspecto negativo que mais chamou atenção no desempenho foi o tempo de inicialização do sistema operacional Windows 7 Home Premium (incluso). Foram precisos 1 minuto e 40 segundos para desde a tela de boot até a tela de boas-vindas em sua primeira inicialização. E, com aplicativos já instalados, o tempo passou para 2 minutos e 50 segundos, muito aquém das médias esperadas.

Seu design de construção também foi aprovado com louvor. O visual é bonito e moderno, não há falhas de emenda ou rebarbas e o teclado é macio e ergonômico, com teclas grandes.

Apenas os botões do mouse touchpad mostraram-se incômodos, sendo excessivamente duros. O peso de 1,6 kg é outro aspecto relevante, uma vez que o coloca entre as opções mais leves do mercado apresentando, nesse quesito, uma ótima relação custo/benefício.

Uma informação incompleta no adesivo fixado no produto aponta a tela do 3G Aureum 4500 como sendo apenas de LCD. Na verdade, ela é de LCD com tecnologia LED. A diferença de nomenclatura é sutil, mas é o suficiente para confundir o consumidor que decidir pela compra olhando apenas o aparelho exposto na loja. Até mesmo lojas online cometeram o mesmo erro na descrição do produto.

No quesito preço é preciso levar em consideração dois pontos de vista para analisar o produto. Se pegarmos apenas as suas configurações básicas – processador, memória, disco rígido – e compararmos com outros produtos similares, encontraremos o produto um pouco acima do preço médio de mercado – algo em torno de R$ 200 a R$ 300 mais caro.

Porém, lembrando que há itens extras incluídos, como Bluetooth, modem 3G integrado, tela de LCD com tecnologia LED, case e o fato de ele pesar apenas 1,6kg é possível afirmar que, no final das contas o preço médio de R$ 2599 está dentro da média do que é praticado pelas lojas mais conhecidas.

Você gostou desta análise? Já conhecia o modelo 3G Aureum 4500 da Positivo Informática? Participe deixando o seu comentário e fique ligado nas próximas análises de produto que serão feitas em breve.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.