Felix Baumgartner quebra a barreira do som durante salto livre [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Felix Baumgartner quebra a barreira do som durante salto livre [vídeo]

No último domingo (14), o paraquedista Felix Baumgartner foi bem-sucedido em chegar em segurança ao solo depois de pular de uma altura de mais de 39 quilômetros. Durante o salto, ele quebrou diversos recordes mundiais, tanto no que diz respeito à altura do pulo quanto à velocidade alcançada por ele durante o período que passou em queda livre.

Até ontem, o recorde de salto de altura mais elevada pertencia a Joseph Kittinger, que havia pulado de uma altura de 31,3 quilômetros em 1960. Já Baumgartner saltou de uma distância de 39,045 quilômetros do solo, o que também rendeu à equipe Red Bull Stratos um novo recorde no que diz respeito à altura alcançada por um balão tripulado.

Quebra de diversos recordes

Em uma entrevista concedida após o feito, a equipe do paraquedista divulgou os resultados preliminares do salto. A expectativa é que ele tenha alcançado uma velocidade de Mach 1,24 durante a queda livre (1.340 km/h), o que tornaria ele o primeiro humano a quebrar a barreira do som sem o auxílio de qualquer espécie de veículo.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

A transmissão do evento, realizada ao vivo pelo YouTube (que você pôde acompanhar através do Tecmundo), conseguiu reunir nada menos que 8 milhões de espectadores — marca inédita para o serviço da Google. Para efeitos de comparação, o salto teve uma audiência maior do que a posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, evento que até então detinha o recorde de maior quantidade de acessos simultâneos do site.

Fontes: The Verge, HotVideosVN, YouTube Blog

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.