Análise LG Optimus 4X HD [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Análise LG Optimus 4X HD [vídeo]

O LG Optimus 4X HD é um smartphone para quem é exigente. Anunciado ainda em fevereiro, o atual top de linha da fabricante veio para competir com o Galaxy S3 e outros similares em preço e hardware. As especificações deste LG são muito avançadas, algo notável pelo chip de processamento NVIDIA Tegra 3.

Assim como o dispositivo mais robusto da Samsung, este aparelho traz tela de alta definição e câmera de 8 MP. Claro, um produto “premium” traz design diferenciado e recursos extras para agradar a todos os gostos, mas será que este aparelho atende às expectativas? Analisamos todos os pormenores do produto e agora você confere os resultados. Antes de tudo, veja as especificações:

  • CPU: Nvidia Tegra 3 quad-core de 1,5 GHz
  • GPU: ULP GeForce
  • Memória RAM: 1 GB
  • Sistema operacional: Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)
  • Memória interna: 16 GB (12 GB disponíveis)
  • Tamanho da tela: 4,7 polegadas (720x1280 pixels)
  • Câmeras: 8 MP (principal) e 1,3 MP (frontal)
  • Som: alto-falantes e conector de fones de 3,5 mm
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth, NFC
  • 3G: sim
  • Bateria: Li-Ion 2.150 mAh
  • Autonomia da bateria: até 10,5 horas para conversação (3G)
  • Peso: 133 gramas
  • Dimensões (A x L x E): 13,2 x 6,8 x 0,89 cm

Aprovado

A elegância da marca LG

O design do LG Optimus 4X HD é ousado. A fabricante conseguiu fugir da mesmice adotando um visual bem quadrado, mas muito elegante. Os frisos laterais dão segurança na hora de utilizar o aparelho. Os botões não são muito elevados e se encaixam com discrição nas bordas.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

A tampa traseira com textura especial também é um diferencial que deixa o conjunto mais bonito. A parte da frente é muito bem aproveitada com a tela de 4,7 polegadas, os botões capacitivos e a logo que ocupa pouco espaço. Parece que tudo se encaixa perfeitamente. Quem olha para o Optimus 4X HD fica apaixonado.

A verdadeira alta definição

Ao ligar o smartphone vem a principal surpresa: a alta definição em uma tela incrivelmente ampla. São 720 pixels na largura e 1280 na altura. A densidade do display é de 312 pixels por polegada, ou seja, ele supera o Galaxy S3 neste quesito. Qualquer conteúdo fica muito nítido neste aparelho, aspecto importante para quem gosta de assistir a vídeos em HD.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

A tela apresenta alto nível de brilho, cores caprichadas e boa resposta aos comandos de toque. Ficamos satisfeitos com o display para reproduzir fotos, vídeos e jogos. Os ícones do sistema ficam bem distribuídos e há espaço de sobra para digitar no teclado virtual. É uma experiência confortável que não agride os olhos e possibilita aproveitar o conteúdo sem perder detalhes.

Hardware caprichado

Todo o glamour do LG Optimus 4X HD é possível graças ao potente hardware no interior do aparelho. Com chip NVIDIA Tegra 3, este smartphone garante alto desempenho para quaisquer tarefas. O processador é ideal para deixar o Ice Cream Sandwich fluido.

No interior da unidade de processamento, quatro núcleos operando a 1,5 GHz garantem a execução instantânea dos apps mais avançados e o reconhecimento de todos os comandos de toque. Em alguns benchmarks, o Optimus 4X HD conseguiu melhores resultados do que o Galaxy S3. Confira algumas telas que capturamos em nossa análise:

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A unidade de processamento gráfico é uma GeForce ULP que oferece muita potência na hora de encarar games. Dá para aproveitar jogos tridimensionais sem grandes dificuldades. Jogamos Asphalt 7 perfeitamente e não notamos quaisquer engasgadas.

Câmera, bateria e NFC

As qualidades deste aparelho não estão apenas no hardware. Os recursos adicionais garantem boa experiência para qualquer ocasião. A câmera de 8 MP, por exemplo, mostra alta qualidade para qualquer ocasião. Há regulagens de brilho, foco, balanço de brancos e modos de cena. O flash ajuda em momentos que não há muita iluminação, mas não espere nada grandioso.

Ao contrário do que esperávamos, a LG caprichou na bateria deste smartphone. Ainda que tenha tela de tamanho avantajado e hardware potente, o aparelho economiza energia e aproveita toda a carga disponível de forma exemplar.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Em nossos testes, a bateria ofereceu alimentação por mais de 6 horas seguidas. Um bom valor, considerando que o brilho estava configurado no máximo e que executamos games e usamos Wi-Fi por muito tempo. Dá para usar Wi-Fi, NFC, jogar e realizar outras tantas tarefas com uma única carga diária.

Para completar o conjunto, o LG Optimus 4X HD vem com adesivos para utilizar a tecnologia NFC. Nesse quesito, o aparelho funcionou muito bem, inclusive com a tecnologia Android Beam. O som do alto-falante não é excelente, mas é possível usar a tecnologia Dolby Mobile com o uso dos fones e aproveitar músicas e filmes com um áudio perfeito.

Reprovado

Desempenho quase lá

Ainda que seja um produto de alta qualidade, o LG Optimus top de linha nos decepcionou profundamente com seu baixo desempenho em jogos. Infelizmente, o aparelho não conseguiu bons resultados ao executar o jogo Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Em teoria, o problema pode estar no mau aproveitamento do hardware, pois o Tegra 3 é mais do que suficiente para rodar qualquer game. Também é importante frisar que notamos algumas travadas apenas no início do jogo, sendo que, depois de carregar devidamente as texturas, o dispositivo mostrou competência para executar todas as cenas.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Nos demais testes, o produto se comportou normalmente e até conseguiu melhores taxas de frames do que alguns concorrentes. Ainda que seja preocupante, este problema não deve acontecer em todos os jogos. Por fim, devemos considerar que talvez estas engasgadas apareçam por conta da versão do Android, portanto uma atualização talvez resolva.

Pouco espaço e um Android muito diferente

Todo o esplendor deste smartphone avançado é ofuscado por um pequeno detalhe: ele conta com apenas 12 GB de armazenamento interno. Vale salientar que não existe versão com mais memória para guardar dados. Ainda que tenha espaço para cartão SD, esta limitação pode frustrar quem gosta de salvar muitos vídeos ou instalar jogos de grandes proporções.

Para finalizar, devemos salientar que o Optimus 4X HD tem uma série de pequenos "poréns" no sistema operacional. A interface-padrão da LG deixa tudo muito esquisito, pois os menus, a área de trabalho e todos os mínimos detalhes são personalizados.

Quando iniciamos o aparelho pela primeira vez, tivemos que rebolar para alterar as várias configurações e deixar o sistema mais próximo da versão original. Alguns detalhes não podem ser alterados, o que gera um pouco de desconforto. Quem gosta do Android puro vai sofrer para se conformar com os efeitos e temas disponíveis e reverter as tantas alterações da LG.

Vale a pena

Quando um aparelho é muito caro, qualquer decisão precipitada pode causar arrependimento. No caso do LG Optimus 4X HD, parece que o investimento de 1.699 reais não é muito válido, ainda mais por existirem opções mais vantajosas na mesma faixa de preço.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Ainda que ofereça um conjunto muito completo, este celular acaba deixando a desejar em diversos aspectos e, dessa forma, não vale o mesmo que um concorrente superior. Claro, caso você encontre uma oferta, não precisa pensar duas vezes, pois este smartphone é excelente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.